sexta-feira, 13 de abril de 2018

Tooro Nagashi atrai multidão no primeiro final de semana do Akimatsuri de Mogi das Cruzes; festival vai até este domingo

(fotos: Daniel Ramos)

Neste último final de semana (07 e 08/04) teve início um dos mais tradicionais e mais bonitos festivais de cultura japonesa do Brasil: o Akimatsuri de Mogi das Cruzes.
O evento, que neste ano chega à sua 33ª edição, é organizado pelo Bunkyo de Mogi e costuma atrair um grande público todos os anos.
Em seu primeiro final de semana, o Akimatsuri recebeu cerca de 34 mil pessoas, segundo o site oficial do evento.


quinta-feira, 15 de março de 2018

Natsu Matsuri será realizado neste domingo

(Imagem: Divulgação)


Um evento bem interessante será realizado neste domingo (18) no Nippon Country Club, em Arujá, na Grande São Paulo: a edição 2018 do Natsu Matsuri.
Este evento é organizado tradicionalmente pela ASEBEX, uma associação formada por ex-bolsistas brasileiros que estudaram no Japão, e traz inspiração nos festivais de verão japoneses.



segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Ano Novo Chinês 2018: sob nova direção e mantendo o padrão de qualidade

(fotos: Daniel Ramos)
 
Antes do início de 2018, as notícias não eram nada animadoras: um comunicado publicado nas redes sociais deixou a entender que a tradicional festa do Ano Novo Chinês da Liberdade deixaria de ser realizada - o futuro deste festival, considerado o maior da comunidade chinesa no Brasil, passou a ser uma incógnita.
Até que a Associação de Amizade Brasil-China resolveu assumir as rédeas do evento, chamando para si a responsabilidade - e dentro de um período de 40 dias, conseguiu planejar, organizar e entregar um evento perfeitamente à altura dos anos anteriores.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

AABC assume a organização do Ano Novo Chinês; festa será realizada neste domingo

(Imagem: Divulgação)
 
Um ciclo se encerra... e outro se inicia. Após o anúncio de que a festa do Ano Novo Chinês não seria mais realizada no bairro da Liberdade, houve uma reviravolta: a Associação de Amizade Brasil-China (AABC) assumiu a organização do evento, que será realizado neste domingo (25).
O evento será realizado em parceria com a Prefeitura de São Paulo.


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Bloco Fuzuê levará atrações orientais para a Vila Madalena

(Imagem: Divulgação)

Depois do sucesso no Carnaval Oriental da Liberdade, quando homenageou a comunidade de Taiwan, o Bloco Fuzuê repetirá a dose no próximo dia 18 (domingo), quando encerrará o carnaval de rua da Vila Madalena, tradicional bairro boêmio de São Paulo.
Algumas atrações do Carnaval Oriental já confirmaram presença - é o caso da Dança do Leão, que será trazida pela Associação Shaolin Wushu, do professor Gutemberg Lins.


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Kim Yuna acende a pira olímpica dos jogos de Pyeongchang; abertura oficial aconteceu nesta sexta

Kim Yuna acende a pira olímpica em Pyeongchang: jogos foram
abertos oficialmente hoje (foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

A ex-atleta da patinação artística Kim Yuna teve a honra de acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira (09).
Yuna, campeã olímpica em Vancouver (2010) e medalha de prata em Sochi (2014), é considerada um dos grandes nomes do esporte olímpico sul-coreano.
A cerimônia desta sexta foi marcada por momentos emocionantes - e até inusitados.


domingo, 4 de fevereiro de 2018

Samba, leões e dragões: Taiwan fecha o Carnaval Oriental com chave de ouro

(fotos: Daniel Ramos)


E o Carnaval Oriental da Liberdade terminou em grande estilo neste domingo (04).
A comunidade de Taiwan foi a homenageada do dia, com dragões, leões e claro, muito samba no pé com o Bloco Fuzuê, que arrastou uma multidão para as ruas do bairro oriental.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Carnaval Oriental, segundo dia: Japão caiu no samba!

(fotos: Daniel Ramos)


Sim, meus amigos... foi isso mesmo que vocês leram!
Neste sábado (03) tivemos o segundo dia do Carnaval Oriental da Liberdade... e por tudo o que rolou,  podemos sim dizer que o Japão caiu no samba!
A terra do sol nascente foi o tema do dia no Carnaval Oriental - vale lembrar que este ano é um ano emblemático para a comunidade nikkei, pois serão comemorados 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Coreia do Sul é homenageada no primeiro dia do Carnaval Oriental da Liberdade

(fotos: Daniel Ramos)
 
E começou o Carnaval Oriental do bairro da Liberdade. Na noite desta sexta-feira (02), o Bloco do Faísca desfilou pelas ruas do bairro oriental, arrastando centenas de foliões.
O tema deste primeiro dia foi a Coreia do Sul, e junto ao samba do bloco, teve também tambores tradicionais e K-Pop.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Bairro da Liberdade receberá carnaval de rua

(foto: Daniel Ramos)
 
Conhecido popularmente por ser um reduto de comunidades orientais em São Paulo, o bairro da Liberdade este ano receberá uma novidade: pela primeira vez em sua história, o bairro terá carnaval de rua!
O chamado Carnaval Oriental terá ao todo três dias de folia pelas ruas do bairro oriental, cada um com temática referente a um país da Ásia: Coreia do Sul, Japão e Taiwan.