quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Ronaldinho Gaúcho se aposenta do futebol

Ronaldinho no Barcelona: o auge da carreira do craque, que
se aposentou nesta terça (foto: Albert Gea/Reuters)
 
Um dos maiores nomes do futebol mundial despediu-se dos gramados nesta terça-feira (16). Aos 37 anos, Ronaldinho Gaúcho decidiu encerrar sua carreira como jogador.
A decisão veio a público através de seu irmão e empresário, Roberto Assis, em uma entrevista ao jornal O Globo: "Ele parou. Acabou".


Na mesma entrevista, Assis declarou que pretende organizar uma série de eventos de despedida: "Vamos fazer algo bem grande, bacana, após a Copa da Rússia, provavelmente em agosto. Faremos vários eventos rodando por Brasil, Europa e Ásia. E, claro, estamos combinando um jogo com a seleção brasileira", disse Assis.

Ronaldinho no Atlético-MG: o melhor momento em seu retorno
ao Brasil (foto: Bruno Magalhães/AP)

Não é de hoje que Ronaldinho vinha cogitando a ideia de se aposentar. Desde sua saída do Fluminense, em 2015 - último clube que o craque defendeu como profissional - o "Bruxo", como era conhecido por alguns torcedores, falava em pendurar as chuteiras, mas sempre falava que havia propostas e tudo o mais.
Nos últimos tempos, Ronaldinho atuou apenas em jogos festivos.

Ronaldinho em seu início de carreira, no Grêmio
(foto: Edison Vara)

Assis viajará para Barcelona em fevereiro, onde agendará um jogo de despedida do craque no Barcelona, clube do qual Ronaldinho é embaixador há 10 anos - o irmão e agente do craque também comentou sobre esse possível jogo:

- A Nike (empresa de material esportivo) vai jogar junto na elaboração desse projeto. Ainda não tenho detalhes, por enquanto estamos montando um programa, uma pauta. O fato de ele ser embaixador do Barcelona por dez anos facilita muito lá fora. Ele é querido lá e aqui - declarou Assis.

Nascido em Porto Alegre, capital gaúcha, Ronaldo de Assis Moreira - ou Ronaldinho Gaúcho, como ficou conhecido anos depois - foi revelado pelo Grênio, clube que defendeu entre 1998 e 2001.
Já na época, mostrou-se um meia habilidoso, com dribles desconcertantes e uma agilidade sem igual - tanto que chamou a atenção de gigantes europeus como o Paris Saint-Germain (FRA), para onde se transferiu.

Ronaldinho com a Bola de Ouro: duas vezes melhor do mundo
(foto: Divulgação)

Mas foi no Barcelona que Ronaldinho deixou sua marca: ganhou o Campeonato Espanhol duas vezes (temporadas 2004/05 e 2005/06), a Supercopa da Espanha duas vezes (nas mesmas temporadas) e a Liga dos Campeões da Europa da temporada 2005/06.
Pelo clube blaugrana, Ronaldinho ainda foi eleito por duas vezes como o melhor jogador do mundo pela FIFA.
O craque ainda tem passagens por Milan (ITA), Flamengo, Atlético-MG (R10 ajudou o Galo a sagrar-se campeão da Libertadores da América em 2013), Querétaro (MEX) e Fluminense - neste último, uma passagem curta, com apenas nove jogos disputados.



Pela Seleção Brasileira, Ronaldinho também fez história: disputou duas Copas do Mundo (2002 e 2006) e uma Olimpíada (2008).
Foi pentacampeão em 2002, ao lado de Ronaldo Fenômeno, Cafu, Rivaldo e outros craques, e medalha de bronze em Pequim.

Ronaldinho na Copa de 2002, em jogo contra a Inglaterra
(foto: Divulgação)

Enfim... um grande gênio que pendura as chuteiras. Um cara que não era apenas um monstro com a bola nos pés (seus adversários que o digam!), mas também conquistou praticamente tudo na carreira - R10 é o único jogador que conseguiu conquistar a Copa do Mundo, a Champions League, a Libertadores e a Bola de Ouro. Nenhum outro jogador conseguiu tal feito.
Poderia ter feito muito mais, se não tivesse se envolvido em tantas polêmicas ao longo da carreira (sua passagem pelo Flamengo, por exemplo) e se não tivesse "relaxado" tanto nos últimos anos - poderia muito bem ter jogado mais duas Copas, por exemplo.
De qualquer forma, Ronaldinho Gaúcho é um craque que deixa um legado na história do futebol: seu nome já figura na lista dos maiores gênios na história deste esporte.
Toda sorte do mundo ao Ronaldinho nesta sua nova fase.

(Fontes: globoesporte.com, LANCE!, goal.com)


Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário