sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Definidos os grupos da Copa 2018; Brasil entra em grupo equilibrado

Os grupos da Copa 2018 (Imagem: Reprodução/Twitter)

A FIFA sorteou hoje (01) os grupos da Copa do Mundo do ano que vem, que será disputada na Rússia.
A cerimônia do sorteio contou com algumas apresentações locais e também com a presença de grandes craques da história do futebol mundial, como Diego Maradona, Gordon Banks, Cafu, entre outros.


Quem abriu a cerimônia foi o presidente russo, Vladimir Putin, que prometeu um torneio realizado em alto nível e uma boa recepção às delegações e aos turistas: "Temos certeza que impressões inesquecíveis serão deixadas naqueles que vierem à Rússia. Verão não só os jogos, mas conhecerão a cultura russa, nossa história e natureza única. Também poderão sentir nossa alegria tradicional, ainda mais porque os jogos serão realizados em 11 cidades, e os fãs terão oportunidades de visitar as regiões do país. Sabemos receber nossos amigos", declarou Putin em seu discurso.

Na sequência, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, agradeceu o empenho dos russos nos preparativos para a Copa, e demonstrou expectativas para o torneio: "A tensão cresce, e se estamos hoje aqui, meu primeiro agradecimento vai para a Rússia, para o presidente Putin, o governo russo, todos os voluntários e todas as pessoas na Rússia, que trabalharam muito forte para nos trazer onde estamos, para que cheguemos em um novo estágio, mais próximo do torneio. Obrigado, Rússia!"

Gianni Infantino e Vladimir Putin antes do sorteio
(foto: Grigory Dukor/Reuters)

Quem ficou a cargo de conduzir o torneio foi o ex-craque inglês Gary Lineker, artilheiro da Copa de 1986, disputada no México. Outros grandes craques da história das Copas também participaram do sorteio: Diego Maradona, campeão do mundo com a Argentina em 1986; Gordon Banks, goleiro campeão com a Inglaterra em 1966; Laurent Blanc, vitorioso com a seleção francesa em 1998; Diego Forlán, destaque da seleção uruguaia na Copa da África do Sul em 2010; Carles Puyol, campeão dessa mesma Copa com a Espanha; Fabio Cannavaro, capitão da Itália campeã em 2006; o russo Nikita Simonyan; e o nosso capitão do penta de 2002, Cafu.

Maradona e Cafu durante o sorteio dos grupos
(foto: Sergei Karpukhin/Reuters)


O sorteio seguiu alguns critérios:

- duas seleções do mesmo continente não poderiam entrar na mesma chave, à exceção das europeias, em maior número no torneio (14, no total);

- cada grupo teria que ter no mínimo uma e no máximo duas seleções da Europa;

- a Rússia, seleção anfitriã, fez parte do pote dos cabeças de chave, juntamente com as sete seleções mais bem classificadas do ranking da FIFA, e foi a primeira seleção a ser sacada, sendo alocada no grupo A;

- cada seleção foi sorteada com uma posição no grupo na sequência, de forma a se definirem os confrontos.

O Brasil, primeira seleção a se classificar diretamente para a Copa, ficou no grupo E, juntamente com Suíça, Costa Rica e Sérvia. A estreia da nossa seleção na Rússia será diante dos suíços, no dia 17 de junho, em Rostov, às 15:00hs (horário de Brasília).

A atual campeã do mundo, a Alemanha, caiu no grupo F, que também tem México, Suécia e Coreia do Sul (parada duríssima para os sul-coreanos). Os alemães estreiam na Copa também no dia 17, diante do México em Moscou, ao meio-dia.
Os sul-coreanos estreiam no dia seguinte (18) frente à Suécia, em Nizhny, às 09:00hs.

Quem caiu em um grupo complicado também foi o Japão. Os Samurais Azuis estão no grupo H, com Polônia, Senegal e Colômbia.
A estreia japonesa na Copa será justamente contra os colombianos, em Saransk, ao meio-dia do dia 19.

E a Argentina? Caiu no grupo D juntamente com uma das gratas surpresas do futebol europeu dos últimos anos: a Islândia, que chegou às quartas de final da Euro no ano passado e vem para seu primeiro Mundial. Croácia e Nigéria completam o grupo dos "hermanos".
Argentinos e islandeses se encaram na abertura do grupo em Moscou, dia 16, às 10:00hs.

A Copa do Mundo da Rússia será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho, e contará com 11 cidades-sede, incluindo sua capital, Moscou.
A partida de abertura será entre a seleção da casa e a Arábia Saudita, em Moscou, ao meio-dia do dia 14.

Confira a seguir os grupos da Copa do Mundo Rússia 2018, acompanhados de um pequeno comentário:


GRUPO A

Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uruguai
(o grupo dos donos da casa, que podem seguir adiante juntamente com os uruguaios)

GRUPO B

Portugal, Espanha, Marrocos, Irã
(preparem-se para fortes emoções! Portugal e Espanha se enfrentam logo de cara, às 15:00hs do dia 15/06, em Sochi)

GRUPO C

França, Austrália, Peru, Dinamarca
(em seu retorno ao Mundial depois de 36 anos, a seleção peruana entra em um grupo difícil, com a campeã do mundo França e a Dinamarca)

GRUPO D

Argentina, Islândia, Croácia, Nigéria
(de todos, este parece ser o grupo mais complicado - para mim, é o "grupo da morte")

GRUPO E

Brasil, Suíça, Costa Rica, Sérvia
(não é um grupo dos mais fáceis, mas também não é dos mais complicados - dá pra passar, mas a Seleção Brasileira vai ter que abrir o olho...)

GRUPO F

Alemanha, México, Suécia, Coreia do Sul
(esse grupo cruza com o do Brasil na fase seguinte... ou seja, podemos ter a Alemanha no nosso caminho de novo! Oremos...)

GRUPO G

Bélgica, Panamá, Tunísia, Inglaterra
(mais um estreante em Copas do Mundo - o Panamá. Mas não acredito que tenha chances contra Inglaterra e Bélgica...)

GRUPO H

Polònia, Senegal, Colômbia, Japão
(Colômbia é certeza que passa. Vejo a outra vaga nas oitavas em aberto... por mim, tomara que o Japão consiga)

E vocês, amigos? O que acharam dos grupos da Copa?
Comentem!

(Fonte: globoesporte.com)

Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário