quinta-feira, 17 de agosto de 2017

11º Festival da Cultura Coreana

(fotos: Daniel Ramos)

No último dia 13 (domingo), estive no bairro do Bom Retiro, na região central de São Paulo, para conferir a 11ª edição do Festival da Cultura Coreana.
E a edição deste ano foi toda especial - a partir deste ano, o Dia da Cultura Coreana (comemorado em 15 de agosto) passa a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo, graças à lei municipal nº 16617/2017, sancionada em abril pelo prefeito João Doria.


Para comemorar este feito, foi montada uma exposição no salão principal do edifício Ramos de Azevedo, na Praça Cel. Fernando Prestes.
A exposição apresentou diversas obras de artistas da comunidade coreana, em diversos aspectos: artes plásticas, cerâmica, caligrafia, entre outras.
Vale destacar os desenhos da série "Drawings for my grandchildren" (desenhos para meus netos), do sr. Chan Jae Lee, sucesso nas redes sociais.

Exposição mostrou a arte dos imigrantes coreanos
Desenhos da série Drawings for my Grandchildren, do sr.
Chan Jae Lee


Além das exposições, outras atrações foram oferecidas ao público nas estruturas montadas na praça: gastronomia, workshops e diversas atividades culturais, como jogos e brincadeiras tradicionais.
No palco, apresentações de música, artes marciais e dança tradicional.

Área gastronômica do evento

Workshops/área cultural

Demonstração de taekwondo - B-TKD

Apresentação de samulnori - tambores coreanos

Para o evento deste ano, três grandes atrações vindas diretamente da Coreia do Sul: a Orquestra de Música Coreana dos Jovens de Seul, o grupo de street dance Drifterz Crew e o grupo Fanta-Stick, que mistura música coreana tradicional e música moderna.

Orquestra de Música Coreana dos Jovens de Seul

Apresentação do grupo Fanta-Stick

E a galera que curte K-Pop não ficou de fora! Fanbases de grupos conhecidos, como BTS, EXO, Stellar, Super Junior e outros montaram stands no evento e expuseram produtos relacionados aos grupos, como álbuns e fotos.
Um concurso de covers também foi realizado no palco principal, contando com a presença de vários grupos.
Na categoria dança, o grande vencedor foi o grupo Hot Beat, que trouxe a coreografia de "Catch Me", das meninas do Cosmic Girls; e na categoria canto, quem ficou com o primeiro lugar foi o grupo Smack, que se apresentou com a canção "Lonely", do saudoso 2NE1.

Artigos do BTS no stand da fanbase do grupo: ao todo, 11 fanbases
montaram stands no evento

Concurso de covers teve a participação de grupos, como o Countdown

Hot Beat: vencedores da categoria dança

Smack: campeãs na categoria canto

Com a oficialização do Dia da Cultura Coreana, a tendência deste festival é crescer ainda mais, e atrair um público cada vez maior - na edição deste ano, o festival, realizado entre os dias 12 e 13, recebeu cerca de 40 mil pessoas.
Quem ganha com isso é a cidade de São Paulo, que consolida mais uma atração cultural - e, claro, aqueles que gostam de cultura coreana, como é o meu caso e de tantos outros.
É um evento muito bonito, e que merece alcançar horizontes maiores.



Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário