sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

K-Pop em Foco #38: TVXQ

TVXQ: um fenômeno do K-Pop
(foto: Reprodução)

E chegou o melhor dia da semana: SEXTA-FEIRA!!!
Como de praxe, sexta é dia de K-Pop aqui no blog... e neste início de ano, o K-Pop em Foco está repleto de clássicos!
Semana passada falei aqui sobre o Shinhwa, um dos grupos mais antigos em atividade na Coreia. E hoje, mais um grupo que fez um ENORME sucesso, principalmente nos anos 2000, e são lembrados até hoje pelos fãs - e que fãs! O Guinness já classificou o fã-clube deste grupo como o maior do mundo!
Já deu pra sacar quem é, não? Pois bem... hoje o K-Pop em Foco é sobre TVXQ!

O TVXQ (do chinês: 'Tong Vfang Shen Qi' - numa tradução livre, "deuses nascentes do oriente"), também chamado de DBSK/Dong Bang Shin Ki (na Coreia) ou Tohoshinki (no Japão), foi formado em 2003 pela SM Entertainment - mesma produtora do Shinhwa, Girls' Generation e outros.
Sua estreia foi marcada pelo lançamento do single "Hug", que vendeu mais de 600 mil cópias.

Formação antiga do TVXQ, com cinco integrantes
(foto: Reprodução)
Em princípio, o grupo possuía cinco membros: U-Know Yunho, Max Changmin, Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu - estes três últimos, em 2009, moveram um processo na justiça contra a SM Entertainment e deixaram o grupo, para formar seu próprio, o JYJ, agenciado pela C-JeS Entertainment.
Atualmente, o TVXQ conta apenas com Yunho e Changmin.

O primeiro álbum de estúdio, Tri-Angle, foi lançado em outubro de 2004 - a faixa-título conta ainda com a participação da cantora BoA e da banda coreana de rock The TRAX.
No ano seguinte (2005), o grupo ingressou no mercado japonês, com o lançamento do single "Stay With Me Tonight".
Imagem de Tri-Angle: primeiro álbum de estúdio do grupo
(foto: Reprodução)

Ainda em 2005, vieram os primeiros prêmios: o de Escolha Popular e o de Melhor Videoclipe por "Rising Sun", pela MNet.

Em 2006, veio a primeira turnê do grupo pela Ásia - e ainda, o primeiro álbum em japonês, Heart, Mind and Soul.
Este também foi o ano em que o TVXQ ganhou todas (isso mesmo, TODAS) as maiores premiações musicais da Coreia, desde o Golden Disk Awards, passando pelo prêmio da MNet (onde ganharam como "Artista do Ano" e "Melhor Grupo Musical") e pelo da SBS, entre outros.
Enfim... nesse ano, os caras simplesmente faturaram TUDO na Coreia do Sul.

Em 2008, quando o grupo lançou seu quarto álbum, Mirotic, veio também uma polêmica: a letra da faixa-título foi considerada um tanto quanto "apelativa", e chegou até a ser censurada - os rapazes tiveram que alterar algumas partes da música.
No entanto, a vendagem deste álbum foi alta - 300 mil cópias só na pré-venda. Um recorde.
E por falar em recordes... também em 2008, o fã-clube oficial do TVXQ, Cassiopeia, entrou para o livro dos recordes (o Guinness Book) como o maior fã-clube oficial do mundo. Na ocasião, o fã-clube tinha mais de 800 mil membros registrados - isso só na Coreia do Sul.

Imagem do polêmico álbum Mirotic, de 2008
(foto: Reprodução)

Devido aos problemas judiciais envolvendo Jaejoong, Yoochun e Junsu, o TVXQ ficou em hiato por cerca de um ano, retornando como uma dupla formada por Yunho e Changmin no início de 2011, quando lançaram o álbum Wae (Keep Your Head Down).
Mesmo com o grupo reduzido a um duo, este álbum vendeu mais de 230 mil cópias só na Coreia.

Contando-se as duas fases do TVXQ (como grupo e como duo), foram lançados até agora oito álbuns de estúdio em coreano e oito em japonês, além de mini-álbuns e singles.
O último lançamento foi o álbum especial Rise as God, de 2015.

Imagem de Wae! Keep Your Head Down: o primeiro do TVXQ
como dupla (foto: Divulgação)
Atualmente, as atividades do duo estão paralisadas, pois Yunho e Changmin estão prestando serviço militar obrigatório na Coreia do Sul.
A expectativa é que os rapazes retornem à ativa no final deste ano, quando ambos forem dispensados de suas funções.

Temos aqui um grupo que sempre é lembrado pelos fãs mais saudosos de K-Pop. E não é pra menos.
O TVXQ é um verdadeiro fenômeno da música coreana - e não por acaso, ganharam o maior fã-clube do mundo!
Agora... impressionante como a SM arruma treta na justiça, meeeeu Deus!!! (como diria o Milton Leite, narrador do SporTV) Teve essa questão dos três rapazes do TVXQ (que agora formam o JYJ), outros três membros do EXO, Han Geng do Super Junior... e por aí vai.
Acho que o sr. Lee Soo-Man, o chefe da SM Entertainment, deve ter um escritório ou sala na justiça coreana com atendimento personalizado só pra ele, porque olha... o que esse cara tem de processo nas costas não tá no gibi.
Bom, processos e controvérsias à parte, o TVXQ é um excelente grupo - mesmo a saída dos três não abalou a carreira dos rapazes, que continuam fazendo sucesso.
Com certeza, é presença obrigatória na sua playlist de K-Pop.

O clip deste post é um dos grandes sucessos do TVXQ: "Mirotic" (de 2008), que além de estourar nas paradas coreanas, gerou toda a polêmica que eu já comentei aqui.
Mas é uma música simplesmente espetacular! Confiram!




Faixa-bônus: 'Catch Me'


Como este é um grupo que tem duas fases - a de grupo e a de duo - acho que vale colocar um clip adicional neste post.
"Catch Me" foi lançada em 2012, quando o grupo já havia sido recomposto como dupla, e tem uma pegada bem dançante e um visual meio futurista, com direito até a lâmpadas nos trajes usados pelo duo e pelos dançarinos.
É um clip bem bacana - um dos melhores dessa fase do TVXQ.




E pra vocês que curtem K-Pop e acompanham este quadro do blog, tem uma novidade legal: está rolando promoção na nossa fanpage!
No próximo dia 30, será sorteado entre os seguidores da página um pôster oficial do álbum Wings, do BTS, fornecido pela loja Asian Mix Store.
Curtam a fanpage do blog no Facebook e saibam como participar. É IMPERDÍVEL!!!

Por ora é só. Continuem ligados por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário