sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

K-Pop em Foco #37: SHINHWA

SHINHWA: um clássico do K-Pop
(foto: Divulgação)

Fala galera! Tudo bem?

2017 começou... e é hora de retomar este quadro!
Da última vez falei sobre o Seventeen, um grupo relativamente novo, que vem ganhando o gosto do público.
Mas desta vez, pra gente começar o ano com o pé direito, vou trazer aqui um dos grupos mais antigos em atividade na Coreia - e que é considerado um clássico por muitos fãs.
No primeiro K-Pop em Foco do ano, teremos aqui no blog o Shinhwa!

O Shinhwa foi formado em 1998 pela SM Entertainment (mesma produtora do Girls' Generation, EXO, Super Junior e outros), produtora na qual permaneceram até 2003.
Os rapazes passaram ainda pela Good Entertainment, entre 2004 e 2008, e desde 2011 atuam por sua própria gravadora, a Shinhwa Company (que chegou a ser renomeada como ShinCom Entertainment entre 2014 e 2015, devido a questões judiciais) - o Shinhwa é o primeiro grupo de K-Pop que adota essa iniciativa.
Desde a sua formação, o grupo conta com seis integrantes: o líder Eric Mun, Lee Min-Woo, Kim Dong-Wan, Shin Hye-Sung, Jun Jin e Andy Lee.
O Shinhwa debutou em março de 1998, apresentando a canção "Resolver" no KM Music Tank - em maio, saiu o primeiro álbum, Resolver.

Shinhwa em 1998 (foto: Divulgação)
Mas os rapazes não emplacaram logo de cara. O álbum de estreia não teve o retorno esperado, e o grupo quase foi desfeito.
As coisas começaram a mudar a partir de 1999, com o lançamento do segundo álbum, T.O.P. - este álbum vendeu mais de 377 mil cópias e sua faixa-título ainda rendeu ao grupo o prêmio de melhor MV do ano de um grupo novato, pela MNet - o primeiro grande prêmio da carreira do Shinhwa.

No ano 2000, o Shinhwa alcançou o topo das paradas com lançamento do terceiro álbum, Only One, que vendeu mais de 420 mil cópias e rendeu premiações para o grupo, como o prêmio de popularidade da SBS.
Em 2001, o grupo começou a ganhar popularidade fora dos domínios coreanos, com o álbum Hey! Come On; e no ano seguinte (2002), voltaria ao topo das paradas com o álbum Perfect Man, que ficou na 14ª posição no ranking dos 100 melhores álbuns de 2002.

Capa do álbum Perfect Man, de 2002
(Imagem: Reprodução)
Já em 2003, a SM Entertainment fez uma proposta de renovação de contrato aos rapazes, mas não incluiu Kim Dong-Wan nos planos.
Os outros integrantes do grupo não concordaram com estes termos, e acabaram optando por não renovar o contrato - esta foi a razão da saída do Shinhwa da SM.
Foi quando o grupo assinou com a Good Entertainment, com a qual lançaria mais três álbuns (Brand New, State Of The Art e Volume 9), além de sua primeira turnê pela Ásia, em 2006.
Nesse meio tempo, o grupo faturou mais alguns prêmios, como o Daesang, em 2004.

A partir de 2008, o grupo paralisaria suas atividades, devido ao ingresso de seus membros no serviço militar obrigatório da Coreia do Sul.
Em 2011, foi fundada a Shinhwa Company, a gravadora dos rapazes, que tem Eric e Min-Woo como sócios-proprietários - o primeiro álbum lançado sob este selo foi The Return, de 2012.

Como deu pra ver, o Shinhwa possui uma carreira bastante extensa: até hoje, o grupo lançou 13 álbuns de estúdio, todos em coreano; além de álbuns em japonês, singles e coletâneas.
E os caras ainda estão na ativa com tudo! Já neste início de ano, o grupo lançou o álbum Unchanging: Touch.

Imagem de Unchanging: Touch: o mais novo trabalho do Shinhwa
(foto: Divulgação)

Gente... vou ser bem franco: me sinto um mero novato em termos de K-Pop vendo tudo o que esses caras fizeram. E tenho que admitir: sou um mero novato MESMO!!! Afinal, passei a prestar mais atenção em K-Pop a partir de 2012... muito pouco perto da carreira de sucesso do Shinhwa.
E cá entre nós... é difícil ver um grupo musical firme e forte depois de tanto tempo de carreira (quase 19 anos, no caso do Shinhwa). E tem um som que é capaz de cativar tanto os fãs mais antigos, quanto os novos.
Como o próprio nome do grupo diz, os caras já se tornaram lendas... (nota: "Shinhwa" em coreano significa "lenda")

E o clip deste post não poderia ser outro que não seja um dos grandes sucessos da carreira do Shinhwa: "Perfect Man", de 2002.
Não encontrei um MV oficial dessa música (também, em 2002 ainda não tinha YouTube, por exemplo) - mas em compensação, achei uma performance ao vivo no Inkigayo, programa da SBS, datado de 31 de março daquele ano, postada no canal de um fandom do grupo. Simplesmente show de bola!
Só assistindo pra ver.



Faixa-bônus: "Touch"




Este é o mais novo lançamento dos caras... e evidentemente não poderia deixar passar batido.
"Touch", lançada no último dia 5, tem uma pegada diferente e o clip é até meio sombrio. Mas tá muito, mas MUITO caprichado.
Não há muito o que falar sobre esse MV. Simplesmente sensacional - e uma prova cabal que o Shinhwa ainda vai permanecer firme por muito tempo. Os fãs agradecem.

Por ora é só. Semana que vem tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário