quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Especial em Foco: 1 ano de blog no ar

O Em Foco completa 1 ano no ar!!!


Fala galera! Tudo bem?

Enfim... 2017 está aí. E eu olho com atenção e digo: "nossa, como o tempo passa rápido..." Sim, pois vejam vocês: já faz exatamente 1 ANO que este blog está no ar!
Mas pra mim, parece que foi ontem que comecei a escrever... e vou admitir uma coisa: não tem sido fácil atualizar este blog. Pelo menos não do jeito que eu queria. Mas mesmo assim, praticamente não senti esse ano passar... como dizem, quando você faz algo que você gosta, o tempo passa rápido.
Uma coisa posso garantir pra vocês, que têm acompanhado este blog até aqui: cada linha escrita durante o ano foi feita com muito carinho, dedicação e esforço.

Pois então... creio que seja hora de fazer um balanço deste primeiro ano do blog.

Pra começar... dei uma relida no post de estreia do blog... e devo admitir que alguns assuntos ao longo do ano acabaram tendo menos espaço do que outros.
Não falei tanto de coisas relacionadas à fotografia, por exemplo... falei um pouco sobre lançamentos, fiz um artigo sobre Canon x Nikon (dúvida frequente de quem quer adquirir uma câmera mais avançada), falei sobre concursos (como o Comedy Wildlife Awards, por exemplo), e também sobre feiras como a Feira Fotografar, que em 2016 foi a principal feira do segmento fotográfico, com o hiato da PhotoImage, que é a maior feira do setor no Brasil.

Fotografar 2016: a principal feira do setor no ano que passou
(foto: Daniel Ramos)
Um fato de destaque de 2016 comentado aqui foi a conquista do Pulitzer pelo brasileiro Maurício Lima, um dos fotojornalistas mais importantes do nosso país. E também, exposições, como a que trouxe fotos raras de Robert Capa e seus companheiros Gerda Taro e David Seymour para a Caixa Cultural de São Paulo.
Fiz um post especial também sobre o boudoir - um estilo fotográfico que requer muita sensibilidade por parte do fotógrafo.
Mas enfim... acho que fiquei devendo um pouco em relação a esse assunto. Vou ver se neste ano tento corrigir isso.

Em contrapartida, um assunto muito tratado por aqui foi a parte que diz respeito à cultura - em especial, os eventos e festividades promovidos pelas comunidades orientais de São Paulo, que eu já costumava cobrir quando ainda produzia conteúdo para o JWave, do amigo Giuliano Peccilli.
Aqui, muitos eventos tiveram espaço - desde eventos grandes e tradicionais, como o Festival do Japão, o Ano Novo Chinês da Liberdade (que logo menos terá uma nova edição, no final de janeiro), o Dia da Cultura Coreana do Bom Retiro, o Tanabata Matsuri e o Okinawa Festival, apenas para mencionar alguns; até eventos um pouco mais modestos, mas que não deixam de ser interessantes e convidativos, como o Chocolate Festival, por exemplo.

Festival do Japão: um dos maiores eventos orientais
de São Paulo (foto: Daniel Ramos)
Além disso, tive o privilégio de registrar a inauguração do Centro Cultural Hallyu, localizado no Bom Retiro - um marco da comunidade coreana de São Paulo, que mostra o quanto o interesse por essa cultura vem crescendo por aqui. Sem falar de eventos relacionados ao K-Pop, como o Korean Pop Festival e o K-Pop Dance Tournament, dois eventos que promovem verdadeiros espetáculos para a galera que curte música coreana.
Fora tudo isso, visitei algumas exposições e eventos culturais legais que aconteceram em Sampa, como a Bienal Internacional de São Paulo - um verdadeiro espetáculo de arte - e a Beatlemania Experience, uma exposição dedicada aos Beatles, por exemplo.
E na pauta, pretendo ainda dar algumas dicas de lugares interessantes para serem visitados aqui na capital paulista: um bom exemplo disso é o Memorial da Resistência de São Paulo, que visitei há uns dias atrás, e em breve vou escrever um texto a respeito. Vale a pena.

Um dos assuntos que eu mais comentei por aqui foi esporte - especialmente o futebol. Em algumas ocasiões, pude conferir algumas partidas in loco - como foi o caso de alguns jogos do Juventus na Rua Javari, quando da disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior (em ambas as ocasiões, o Moleque Travesso da Moóca venceu, tanto o Pérolas Negras do Haiti, na fase de grupos, como o São Raimundo (AM), já na fase de mata-mata), e também do amistoso da seleção olímpica da Coreia do Sul contra a Suécia, disputado no Pacaembu, que terminou com a vitória dos sul-coreanos por 3 a 2.
Este jogo era parte da preparação da equipe coreana para a Olimpíada Rio 2016.

Ainda falando sobre esportes, esse ano que passou foi um ano beeeeem movimentado... especialmente por conta da Olimpíada, do Campeonato Paulista, da Libertadores e do Brasileirão, vencido pelo Palmeiras - conquista que viria a ser ofuscada pela tragédia com o avião da Chapecoense que caiu na Colômbia, que matou praticamente todo o time, além de jornalistas e tripulantes.
Como torcedor e admirador do esporte que sou, não poderia deixar de fazer uma homenagem ao clube catarinense - durante uma semana, coloquei no layout do blog a foto do time que disputou a Copa Sul-Americana e um banner especial colorido em verde, com o escudo da Chape.

Banner em homenagem à Chapecoense, que ficou no ar no blog
durante a semana da tragédia (montagem: Daniel Ramos)

Se foi movimentado no esporte, este primeiro ano do blog também foi movimentado em termos de assuntos polêmicos e do nosso cotidiano, sobre os quais comentei a respeito no quadro Opinião.
E teve de um tudo: aumento de passagem, bloqueio do WhatsApp, depredação a estátua do Snoopy, manifestações contra o governo, impeachment, táxis x Uber, violência contra a mulher, presepada na novela da Globo... enfim, aconteceu tudo o que se podia imaginar.
E nesse ano agora ainda tem coisa pra acontecer...

E lembram que no início do blog prometi dar destaque ao K-Pop? Pois é... e como teve K-Pop por aqui!
Fiz desde perfis dos principais grupos, como falei sobre algumas notícias que aconteceram - algumas, não muito boas, como o fim de grupos como o 4Minute e o 2NE1 - que, diga-se de passagem, foi o primeiro grupo do qual falei no quadro K-Pop em Foco.
Também fiz algumas pequenas compilações, como as músicas mais românticas do gênero, publicada no Dia dos Namorados, e uma seleção de alguns clipes especiais de Natal, publicada... no Natal (dãããããã!!!).
Mas gente, vou falar uma coisa pra vocês... o cenário cultural é tão movimentado quanto o esportivo! Fica complicado de acompanhar tudo, pois toda hora sai novidade...

2NE1 no MAMA 2015: última aparição pública do grupo, desfeito
em 2016 (foto: Reprodução)

Enfim... este blog chega a seu primeiro aniversário, talvez até um pouco distante da proposta original, mas de qualquer forma, um objetivo aqui foi alcançado: o de fazer algo mais com a minha cara, falando sobre assuntos que eu gosto, aliado ao registro de eventos que eu já fazia anteriormente.
Acredito que há muito a ser feito ainda, e muito a ser melhorado. Mas isso se consegue com o tempo.
Quero agradecer de coração a todos que acompanham este blog, e me dão força pra continuar. Este blog, antes de qualquer coisa, é feito não só pra mim... mas principalmente, pra vocês.

Que este aniversário seja o primeiro de muitos por vir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário