segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

12ª Festa do Ano Novo Chinês: como foram as comemorações do Ano do Galo

12ª Festa do Ano Novo Chinês (fotos: Daniel Ramos)

Neste final de semana (28 e 29), estive na 12ª Festa do Ano Novo Chinês, que foi realizada no tradicional bairro oriental da Liberdade, na região central de Sampa.
Neste ano, o evento realizado pela 21 Tomates Fritos celebrou a chegada do Ano do Galo, e atraiu um grande público para o bairro.
Este é considerado o maior evento da comunidade chinesa em território brasileiro - e um dos maiores festivais chineses realizados na América Latina.


Nos dois dias do evento, as atividades se iniciaram com um desfile de academias de artes marciais pelas ruas do bairro oriental, trazendo as danças do leão e do dragão.
No sábado, os leões ainda passaram pelos estabelecimentos do bairro - reza a tradição que eles espantam os maus espíritos e trazem boa sorte.
Uma outra tradição que é sinônimo de boa sorte é alimentar os leões com alface.

Desfile das academias pelas ruas da Liberdade

Chegada dos dragões e leões ao palco no Cerimonial de Abertura

Leo Young, embaixador do Ano Novo Chinês, alimentando os leões:
dar alface a eles traz boa sorte
Eu não podia ficar de fora dessa! Também dei alface aos leões!

O evento teve a presença de algumas autoridades municipais e estaduais no cerimonial do sábado - e ainda contou com a visita especial do cônsul-geral da República Popular da China em São Paulo, sr. Song Yang, que veio ao Ano Novo Chinês da Liberdade pela primeira vez: "Fiquei impressionado com a multidão presente aqui. Isso significa que a cultura chinesa está integrada à cultura brasileira", declarou o sr. Yang ao Em Foco.

Song Yang (ao centro), cônsul-geral da China em São Paulo:
visita especial

E não faltaram atrações, tanto no palco quanto nas ruas do bairro. Dava, por exemplo, para conhecer um pedacinho da China sem tirar os pés do solo brasileiro - projeções em realidade virtual de Hong Kong e da Grande Muralha foram disponibilizadas ao público, em um espaço montado na Rua dos Aflitos.
Na parte gastronômica, vários pratos típicos foram servidos - um dos locais mais concorridos foi o food truck do vencedor da última edição do programa Masterchef, da Band, Leo Young, que foi o embaixador do Ano Novo Chinês na edição deste ano. "É a primeira vez que participo como embaixador. É uma honra muito grande representar minhas raízes e estou muito feliz. Este é um momento muito especial, pois este evento ajuda a propagar a cultura chinesa, que é muito rica", comentou Leo.
O público teve a oportunidade de experimentar seu famoso frango á kung pao - e não é que estava bom? O cara não ganhou o Masterchef à toa!

Um tour virtual pela China: atração na Rua dos Aflitos
O embaixador do Ano Novo Chinês 2017, Leo Young: "É uma honra
representar minhas raízes"

Leo Young em seu food truck, servindo seus pratos ao público

O frango a kung pao preparado por Leo Young: muito bom!

E no palco, demonstrações de artes marciais de diversas academias, mostrando todas as vertentes do kung fu, além de tai chi chuan e outras artes.
Fora isso, muita música, com cantores da comunidade chinesa, além de apresentações de dança tradicional, corais e outros.

Apresentação de kung fu: vários estilos desta arte marcial foram
apresentados no palco

Cantores da comunidade trouxeram sucessos da China

Fernando Chinem fez covers de cantores
chineses famosos
Apresentação de dança tradicional

Fechando a programação do evento, uma apresentação especial da União Nacional de Dança do Leão e do Dragão: dois leões subindo em uma plataforma alta, montada em frente ao palco.
Uma performance de tirar o fôlego!

Leões em plataformas: apresentação inédita no Ano Novo Chinês

O Ano do Galo é um ano de desafios e que exige muita determinação e reflexão, conforme conta Kelly Lam, uma das organizadoras da festa do Ano Novo Chinês: "o Ano do Galo não vai ser um ano fácil, vai ser um ano de luta e de insistência. As pessoas devem ser perseverantes, mas não de maneira cega: precisam reavaliar seus projetos que estão em andamento, ver o que está dando errado, resolver estes erros e manter o foco para alcançar seus objetivos", explica.
Kelly também fez um balanço positivo da edição deste ano: "Mais um ano de sucesso desta festa. Chegamos à 12ª edição, e completamos os 12 signos do horóscopo chinês, com muito sucesso!", comemora.

E de fato, foi uma grande festa - e a cada ano, o Ano Novo Chinês vem se consolidando como um dos maiores eventos de São Paulo, sempre atraindo um grande número de pessoas e promovendo o intercâmbio cultural, algo que, em uma época de tanta intolerância como a que estamos vivendo, é muito importante que seja feito, pois apenas conhecendo outras culturas é que podemos chegar a uma convivência pacífica.
E no Brasil, todas as culturas convivem em harmonia - algo que é um exemplo para o restante do mundo.

E com esta edição do Ano Novo Chinês, fecha-se um ciclo e inicia-se outro, uma vez que, conforme mencionado por Kelly Lam, completaram-se os doze signos do horóscopo chinês.
Parabéns a todos os organizadores, e que este seja um novo ciclo de grande sucesso!

Mais fotos da Festa podem ser conferidas nos links a seguir:
https://www.flickr.com/photos/danielrc08/albums/72157676012726094
https://www.flickr.com/photos/danielrc08/albums/72157678247245000

Gostou desta postagem?
Você pode ajudar o Em Foco a se tornar ainda melhor: acesse https://apoia.se/danielramosemfoco e dê a sua contribuição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário