quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Exposição 'Beatlemania Experience' no Shopping Eldorado

(Imagem: Divulgação)

No último dia 09/10 (domingo), estive na exposição Beatlemania Experience, que está em cartaz desde agosto no estacionamento do Shopping Eldorado.
A exposição, idealizada em 2013 por Christian e Rodrigo Tedesco (da casa de espetáculos Tom Brasil) e por Carlos "Branco" Gualberto (da Branco Produções) é um verdadeiro mergulho na trajetória dos Beatles - nada menos do que o maior fenômeno musical de todos os tempos.



Reprodução do palco do Cavern Club, onde os Beatles fizeram
suas primeiras apresentações (foto: Daniel Ramos)

A exposição conta com uma grande diversidade de objetos relacionados à carreira dos quatro rapazes cabeludos de Liverpool - desde fotos, instrumentos e outros objetos até reproduções de figurinos utilizados pela banda em shows.
Uma das apoiadoras da exposição é a Getty Images, que disponibilizou para a organização da mostra mais de 19 mil arquivos digitalizados só sobre os Beatles.

Caminhonete com instrumentos dos Quarrymen, a banda que
serviu de embrião dos Beatles (foto: Daniel Ramos)

Muitos ambientes que fizeram parte da carreira dos Beatles foram reproduzidos dentro da exposição - e este é um aspecto que a torna ainda mais interessante.
Logo de cara, você encontra a reprodução de uma caminhonete com alguns instrumentos - bem no começo da carreira (final da década de 1950), quando ainda se chamava "The Quarrymen", a banda se apresentava em um palco improvisado na carroceria de uma caminhonete, em festas promovidas por escolas e igrejas.
Dá pra passar ainda pelo Cavern Club, onde os Beatles fizeram suas primeiras apresentações, e pelos estúdios da Abbey Road, de onde saíram álbuns de grande sucesso produzidos pelo quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison.
O "submarino amarelo" também está na exposição
(foto: Daniel Ramos)
Cada ambiente foi reproduzido com riqueza de detalhes - tem até um submarino amarelo! (referência a uma das canções de grande sucesso dos Beatles, "Yellow Submarine", que inclusive, virou um filme de animação).

No auge do sucesso, os Beatles renderam produtos de todos os tipos: desde brinquedos até objetos de vestuário, álbuns de figurinhas e outras coisas.
Alguns destes objetos podem ser encontrados dentro desta mostra - além, claro, de reproduções das capas de álbuns do quarteto produzidas pelo mundo afora.

Este quebra-cabeças foi um dos inúmeros produtos patenteados
com a marca dos Beatles (foto: Daniel Ramos)
Uma outra experiência que torna a exposição ainda mais fantástica é a reprodução, em um ambiente virtual, de um show que os Beatles realizaram em 1965 no Shea Stadium, em Nova York (EUA).
Este show bateu recorde de público na época - com mais de 50 mil pessoas presentes - e foi marcante na história da banda.
Foi um dos primeiros shows de uma banda de rock dentro de um estádio - e quem vier para a exposição terá a oportunidade de viver esta experiência por alguns minutos.


É difícil descrever esta exposição apenas com palavras. Porque, na realidade, não se trata de uma mera exposição: trata-se de uma verdadeira viagem no tempo, dentro da história de um grupo que marcou toda uma geração, e simplesmente virou do avesso a história da música mundial.
Um grande fenômeno que, ainda nos dias de hoje, conquista fãs ao redor do mundo.

A exposição Beatlemania Experience fica em cartaz até o dia 06 de novembro.
Vale - e MUITO - a pena - parada obrigatória para qualquer fã de boa música.


Exposição Beatlemania Experience - The Beatles Biography

Data: até 06/11
Horário: quintas e sextas, a partir do meio-dia; sábados e domingos, a partir das 10hs
Local: Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 - Pinheiros (estacionamento no local)

Entrada: a partir de R$ 20,00 (meia-entrada)*

Os ingressos podem ser adquiridos no local e nas bilheterias do Tom Brasil (Rua Bragança Paulista, 1281 - Vila Cruzeiro), e também pela internet, através do site Ingresso Rápido.

*os valores variam de acordo com o dia da semana. Consulte as informações no site.
 

IMPORTANTE: Equipamentos de fotografia profissional NÃO são permitidos dentro da exposição. As fotos que compõem este post foram feitas com o uso de um smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário