quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Copa do Brasil em Foco: análise dos confrontos das quartas de final

Quartas de final da Copa do Brasil começam hoje
(foto: Divulgação/CBF)

Fazia um tempinho que eu não falava de futebol aqui no blog, não? Também... um mês inteiro com eventos sendo realizados um atrás do outro (como eu já havia mencionado no início do post K-Pop sobre o Psy), que acabou deixando o tempo escasso. E aí, já viu...
Com as coisas temporariamente mais amenas (e os campeonatos correndo soltos), é hora de colocar a casa em ordem.
Aqui, vamos falar um pouco sobre a Copa do Brasil - um torneio essencialmente mata-mata, com clubes literalmente do Brasil inteiro (você acaba descobrindo uns times que você nem tinha ideia que existiam), além, claro, dos grandes do nosso futebol.
A competição já está em sua fase de quartas de final, com muitos clubes de peso se enfrentando - a única zebra aqui presente é o Juventude, que eliminou o São Paulo nas oitavas e vai enfrentar o Atlético-MG.

Neste post, farei uma análise de cada um dos confrontos e darei um palpite sobre o resultado, com base no momento de cada equipe.

Corinthians x Cruzeiro


Ambas as equipes não vivem um bom momento - especialmente no Brasileirão: enquanto o Timão perde posições na tabela e se distancia do G-4, a Raposa tenta escapar da zona do rebaixamento.
Certamente, tanto do lado alvinegro quanto do lado celeste, será um confronto para dar uma resposta às suas torcidas e salvar a temporada vencendo a Copa do Brasil (vale lembrar que o título da competição dá uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores).

Jogadores do Corinthians em reunião durante treino
no CT Joaquim Grava (foto: Agência Corinthians)

Mesmo com alguns jogadores que podem ser decisivos para o lado cruzeirense - como o meia uruguaio Arrascaeta e os atacantes Rafael Sóbis e Ramón Ábila - acredito que o Corinthians deve se classificar com uma certa dificuldade.
O Timão joga a primeira partida em casa; se fizer um bom resultado na Arena, tem tudo para seguir adiante na competição.

Santos x Internacional


Aqui, já temos duas equipes em situações completamente opostas: o Peixe tem feito uma boa campanha no Brasileirão, e está no G-4; enquanto o Inter se encontra em uma situação desesperadora, na 18ª colocação e com chances reais de queda para a série B - sem falar que o Colorado não sabe o que é vencer no Brasileirão há um bom tempo.

Santos joga a primeira partida em casa, e é favorito contra
o Inter (foto: Fred Casagrande/Framephoto/Estadão Conteúdo)


Levando estes fatores em conta, pode-se afirmar que o Santos é o favorito deste confronto, mesmo com três desfalques importantes: o zagueiro Gustavo Henrique, o meia Vitor Bueno e o atacante Ricardo Oliveira, todos lesionados.
A exemplo do Corinthians, o Santos também fará o primeiro confronto em casa - e quem conhece bem o Peixe sabe como é difícil derrotá-los na Vila Belmiro...
 

Palmeiras x Grêmio


Certamente, este confronto tem tudo pra ser o mais difícil desta fase da Copa do Brasil.
O Palmeiras é o líder do Brasileirão, e forte candidato ao título; e o Tricolor Gaúcho tem uma boa equipe.
Ao contrário dos outros dois paulistas que avançaram na Copa do Brasil, o alviverde jogará a primeira partida fora de casa, em Porto Alegre - e o Grêmio costuma ser casca de ferida quando joga em seus domínios.

O Palmeiras terá um confronto duro contra o Grêmio; primeira
partida será em Porto Alegre (foto: Marcos Ribolli/globoesporte.com)

Mas, tem aquela história do gol marcado fora de casa - critério importante nesta competição - e o Palmeiras tem jogadores que sabem fazer gols, como Gabriel Jesus.
Mesmo que percam o jogo na Arena do Grêmio, se marcar um gol por lá, pode fazer diferença para o jogo de volta, no Allianz Parque.
Este é um confronto que vou deixar em aberto... pois ambas as equipes têm condições de passar.


Juventude x Atlético-MG


Aparentemente, este confronto é o mais fácil de se arriscar um pitaco: é possível afirmar que o Galo é franco favorito à vaga na semifinal.

Robinho é uma das armas do Galo para encarar o Juventude
(foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

O Atlético é um dos times que brigam pelo título do Brasileirão, e tem jogadores decisivos em seu elenco, como Robinho e Lucas Pratto; o Juventude, atualmente, está na série C do Brasileiro.
Mas, não se pode subestimar a equipe de Caxias do Sul - afinal de contas, conseguiram eliminar ninguém menos que o São Paulo na fase anterior. No entanto, a superioridade técnica é um fator que pode pesar a fator dos mineiros - que, na minha opinião, passam sem dificuldade.
O Atlético-MG joga a primeira partida em Belo Horizonte, no Mineirão.


Os jogos das quartas de final da Copa do Brasil acontecem em dois horários: às 19:30hs, o Santos recebe o Internacional na Vila Belmiro; no mesmo horário, o Galo recebe o Juventude, no Mineirão.
E às 21:45hs, é a vez de Corinthians e Cruzeiro se enfrentarem na Arena Corinthians, enquanto Grêmio e Palmeiras medem forças em Porto Alegre.

E aí? Quem vocês acham que avança às semifinais da Copa do Brasil?
Deixem seus comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário