terça-feira, 23 de agosto de 2016

5º To-Sa Matsuri: reunindo cultura tradicional e cultura pop

5º To-Sa Matsuri (foto: Daniel Ramos)

Neste último domingo, estive na 5ª edição do To-Sa Matsuri, evento de cultura japonesa realizado no Parque da Água Branca, situado na zona oeste de São Paulo.
O evento é realizado desde 2012 pela Associação Cultural dos Provincianos de Kochi no Brasil - sendo organizado pelo departamento de jovens (seinenkai) da Associação - e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo.
Mesmo debaixo de chuva, o evento trouxe um público considerável.


A abertura oficial do evento aconteceu no sábado (20/08), com a presença de autoridades - destaque para a vinda do cônsul-geral do Japão em São Paulo, sr. Takahiro Nakamae, que esteve pela primeira vez no To-Sa Matsuri.
A exemplo do que acontece em grandes eventos nikkeis, como o Festival do Japão e o Okinawa Festival, foi feito o ritual do kagamibiraki - a quebra do barril de saquê.

Cerimonial com presença de autoridades, no sábado
(foto: Aldo Shiguti/Jornal Nippak)

Na edição deste ano, o To-Sa Matsuri teve uma novidade: um espaço reservado para workshops e área da criança, com oficinas e outras atividades.
Destaque para a participação da ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.
Outra atração forte do evento foi a gastronomia, com pratos típicos do Japão e também de outras regiões.

Um pouco da área de workshops, com muitas atividades para as crianças(foto: Daniel Ramos)

E no palco, não faltaram atrações. Cantores, como Mariana Suzuke e Ricardo Nakase - além do sempre presente Joe Hirata; grupos de taiko, como o Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Sakura Fubuki Daiko; bandas de música tradicional, como a Ichihan'no e a Uchiná; demonstrações de artes marciais, como karate e aikido; e até stand-up comedy, com o coletivo Pay Per Riu, formado por Marcos Aguena (ex-humorista do Pânico) e Celso Junior, com participação especial de Clodoaldo Rocha.

Banda Ichihan'no
(foto: Daniel Ramos)

Sakura Fubuki Daiko
(foto: Daniel Ramos)

Vinícius Sadao, músico de shamisen
(foto: Daniel Ramos)

Akira Saito, campeão mundial de karate
(foto: Daniel Ramos)

Joe Hirata
(foto: Daniel Ramos)

Ricardo Nakase
(foto: Daniel Ramos)

Por ser um evento realizado por jovens, o To-Sa Matsuri tem um grande foco nesse público. Por esta razão, também há atrações em peso para essa galera. Um dos espaços do evento era totalmente dedicado a fãs de animes e mangás e ao público geek - e em especial, aos cosplayers.
O To-Sa Matsuri abrigou uma etapa do concurso Cosplay World Masters Brasil, cujo vencedor disputará a final nacional do torneio - foi a primeira vez que o CWM fez uma seletiva no Brasil.
Além disso, uma das maiores atrações relacionadas a esse público foi a banda Gaijin Sentai, que toca sucessos de animes como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco.
A apresentação da banda contou ainda com a participação especial de Diogo Miyahara, ex-vocalista de outra banda cover de animesongs, a Animadness.

Arlequina do filme Esquadrão Suicida: não faltaram cosplayers
no evento
(foto: Daniel Ramos)

No encerramento do evento, uma homenagem toda especial a Cavaleiros do Zodíaco, com um show dos cantores Ricardo Cruz e Larissa Tassi.
Cosplayers caracterizados como personagens do anime também participaram da performance.

Ricardo Cruz e Larissa Tassi cantaram músicas de CDZ
(foto: Daniel Ramos)

E teve cavaleiros de ouro!
(foto: Daniel Ramos)

O To-Sa Matsuri é um evento jovem (este é apenas o seu quinto ano de realização) feito por jovens. E isto faz com que se destaque dos demais eventos.
E mesmo com uma curta existência, tem atraído um grande público a cada edição - nem o mau tempo da edição deste ano atrapalhou.
É um evento que sabe conciliar o tradicional e o moderno, trazendo com isto uma boa variedade de atrações para o público. E tende a crescer com o passar dos anos.
Parabéns a todos os organizadores!


Um comentário:

  1. Daniel Ramos! Muito obrigado pelo carinho e pela dedicação!! Ganbatte né!! Grande abraço!!!

    ResponderExcluir