terça-feira, 2 de agosto de 2016

29º Kyodo Matsuri/Miss Ryuso - Integração Brasil-Okinawa

29º Kyodo Matsuri/Miss Ryuso
(fotos: Daniel Ramos)

No último final de semana (30 e 31/07), fui ao Centro Cultural Okinawa do Brasil, em Diadema (região metropolitana de São Paulo), conferir a 29ª edição do Kyodo Matsuri/Miss Ryuso.
O evento é realizado todos os anos pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB), e é um dos mais tradicionais da comunidade okinawana de São Paulo.


O evento deste ano trouxe algumas mudanças em relação às edições anteriores: pela primeira vez em sua história, o Kyodo Matsuri foi realizado em dois dias. Isso se deve a uma parceria da AOKB/CCOB com a Prefeitura de Diadema.
Além disso, atrações regionais (como grupos locais de forró e capoeira, além da Lira Musical de Diadema, por exemplo) também foram incluídas na programação.

Com isto, um dos objetivos principais do evento é promover a integração entre as culturas do Brasil e de Okinawa, como revelou o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro: "Até o ano passado, o evento era restrito à comunidade okinawana; com esta parceria com a Prefeitura de Diadema, o evento visa agora integrar mais a cultura do povo de Okinawa com a cultura do povo brasileiro, especialmente do povo de Diadema. É um benefício grande para todos", contou o presidente ao Em Foco.
O sr. Shimabukuro ressaltou ainda a diversidade cultural presente em nosso país e a presença de imigrantes de outros estados em Diadema: "O Brasil é composto por imigrantes de diversas partes do mundo, e o Estado de São Paulo também conta com imigrantes de outros estados brasileiros - em Diadema, 13% da população é composta de mineiros, e há também pessoas que vieram de outros estados. E é necessário que se faça uma integração cultural em todos os sentidos".
"Kyodo" significa "terra natal" - um dos principais objetivos deste evento é a preservação das raízes da terra natal dos antepassados.
No evento deste ano, além da cultura de Okinawa, foi possível enfatizar também a integração entre as culturas do Brasil e do Japão, não apenas nas atrações de palco, como também na gastronomia; além de pratos típicos de Okinawa, como o Okinawa soba, também era possível experimentar pratos de diversas regiões do Brasil - stands de culinária mineira e nordestina, por exemplo, foram montados na praça de alimentação do evento.
"A ideia é também promover uma feira gastronômica todos os anos, para apreciarmos também pratos de diversos cantos do Brasil. Também é uma forma de integração cultural", disse o presidente da AOKB.


Além de pratos tradicionais como o Okinawa Soba (na foto de cima),
pratos típicos brasileiros também foram servidos na praça de alimentação


Vários grupos folclóricos de Okinawa passaram pelo palco do Kyodo Matsuri durante os dois dias de evento.
Grupos de dança tradicional, de karate, de eisa daiko (como o Ryukyu Koku Matsuri Daiko e o Requios Gueinou Doukoukai), e de sanshin, como o Ryukyu Minyo Hozonkai; além de bandas como a Ichihan'no e a Heroes Sanshin e cantores como Karen Taira e Ricardo Nakase.

Entre as atrações regionais, destaque para grupos de forró, como o Trio Marajó, que, tocando sucessos de cantores consagrados como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, botaram o público para dançar.

Karate-do - Shobukan do Brasil

Capoeira - grupo Massapê

Ryukyu Koku Matsuri Daiko

Requios Gueinou Doukoukai

Mas sem sombra de dúvida, como em todas as edições do evento, o ponto alto é o Miss Ryuso - o concurso que elege a mais bela representante da comunidade okinawana no Brasil.
No concurso deste ano, 16 candidatas participaram, cada qual representando uma associação da comunidade de Okinawa.
Todas desfilaram usando um traje tradicional, o bingata (nas edições anteriores, além desta vestimenta tradicional, as candidatas também desfilavam em trajes de gala e trajes esporte; devido ao fato de mais atrações de palco terem sido incluídas na programação, o concurso teve seu tempo reduzido, sendo assim realizado apenas o desfile com o bingata).

As candidatas desfilaram com o bingata, traje
tradicional de Okinawa

A exemplo do que acontece no Miss Nikkey Brasil, todas as candidatas trouxeram suas torcidas, que se mostraram bastante animadas e fizeram muito barulho durante o concurso - especialmente quando suas candidatas desfilavam.

As torcidas das candidatas estavam bastante animadas

Após desfilarem no palco do evento, cada candidata se apresentava ao público e respondia uma pergunta previamente sorteada.
Com isso, além da estética, o corpo de jurados avaliava a desenvoltura de cada candidata.

A vencedora de 2015, Yara Rie Hatano Kanashiro,
em seu desfile de despedida

No intervalo do concurso, quando as notas foram computadas para o resultado final, quem marcou presença no palco do Kyodo Matsuri/Miss Ryuso foi o cantor Joe Hirata, figurinha carimbada de boa parte dos eventos nikkeis, que se apresentou pela primeira vez no Miss Ryuso, animando o público com sucessos da música sertaneja, além de músicas famosas no Japão.

Joe Hirata se apresentou no intervalo do Miss Ryuso

A grande vencedora do Miss Ryuso 2016 foi a representante da Associação Okinawa de Casa Verde, a jornalista Cláudia Ery Nakazato.
Ela ganhou uma passagem de ida e volta para Okinawa, onde participará do Naha Matsuri como representante do Brasil. "Nunca me imaginei participando de um concurso de Miss Ryuso. Eu imaginava uma coisa do concurso, e quando cheguei aqui, vi que era completamente outra", declarou Cláudia. "Pude conhecer mais sobre a cultura dos meus antepassados, e isso pra mim já estava valendo."
Será a primeira vez de Cláudia na terra natal de seus antepassados: "nunca fui a Okinawa. Vai ser uma outra novidade grandiosa na minha vida, e com certeza vou usufruir de cada momento por lá", disse a vencedora.

Cláudia Nakazato, a grande vencedora do
Miss Ryuso 2016

E a melhor torcida também foi premiada. Quem foi contemplada na edição deste ano foi a delegação da Associação Okinawa do Ipiranga, que teve como representante no Miss Ryuso a candidata Larissa Kaori Yoshikawa.

Prêmio de melhor torcida foi para a Associação Okinawa do Ipiranga

A seguir, o resultado geral do Miss Ryuso 2016:

Miss Simpatia: Pietra Saori Kimura Aoki (Associação Okinawa do Jabaquara)
2ª Princesa: Beatriz Akemi Yonamine (Associação Nanjo Shimin do Brasil)
1ª Princesa: Daniele Miho Takara (Associação Okinawa de Vila Carrão)
Vencedora: Cláudia Ery Nakazato (Associação Okinawa de Casa Verde)


As vencedoras do Miss Ryuso 2016
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário