sexta-feira, 3 de junho de 2016

K-Pop em Foco #21: Ladies' Code

Ladies' Code: um grupo marcado por uma tragédia
(foto: Reprodução/Internet)

Fala galera! Tudo bem?

Sexta-feira é dia de K-Pop aqui no blog. Mas com certeza este post não vai ser como os outros - ou seja, esqueçam as piadinhas e as tietagens costumeiras deste bloco; no post de hoje, vou me limitar à história do grupo e à crítica musical.
Semana passada falei dos rapazes do BEAST; e hoje, conforme prometido, vou falar sobre um grupo que ficou marcado por uma tragédia, e acabou perdendo duas de suas integrantes da forma mais triste e estúpida possível.
Hoje o tema do K-Pop em Foco é o girlgroup Ladies' Code.


O Ladies' Code foi formado entre 2012 e 2013, pela agência Polaris Entertainment.
Debutou em março de 2013 com o lançamento do mini-álbum Code#01, que tem como faixa-título a música "Bad Girl".
Originalmente, o grupo tinha cinco integrantes: a líder Ashley Choi (que, antes de entrar para o grupo, postava covers de K-Pop em seu canal do YouTube), Sojung (Lee So-Jung), Zuny (Kim Joo-Mi), EunB (Go Eun-Bi) e RiSe (Kwon Ri-Se).

Formação original do Ladies' Code, em imagem de "Bad Girl"
(foto: Reprodução/Internet)

Em sua estreia, o grupo foi bem nas paradas musicais da Coreia com "Bad Girl" - a canção ficou na posição 34 do Gaon Chart.
Meses depois, em agosto de 2013, foi lançado o single "Hate You", que serviu como prévia para o lançamento do segundo mini-álbum, Code#02 Pretty Pretty (que foi lançado em setembro daquele ano).
"Hate You" ficou no top 10 da maioria das paradas musicais sul-coreanas.
No ano seguinte (2014), o Ladies' Code viria a lançar outros dois singles: "So Wonderful" e "Kiss Kiss".

Imagem do mini-álbum Pretty Pretty
(foto: Reprodução/Internet)

Tudo ia bem para a carreira das meninas. Até que, em setembro de 2014, veio o dia fatídico: na madrugada do dia 3, o Ladies' Code estava retornando a Seul após a gravação do programa Open Concert, da KBS, quando a van que transportava o grupo perdeu seu pneu traseiro e acabou escorregando na estrada molhada pela chuva, derrapando várias vezes até colidir com um muro de proteção.
EunB morreu na hora; Sojung e RiSe ficaram gravemente feridas - RiSe ainda passou por quatro cirurgias, mas acabou não resistindo aos ferimentos e veio a falecer quatro dias depois do acidente, em 7 de setembro.
Os outros ocupantes da van (Ashley, Zuny, o motorista e um estilista do grupo) sofreram apenas ferimentos leves - Sojung ainda passou alguns meses hospitalizada, mas conseguiu se recuperar.

EunB (na foto da esq) e RiSe: partida prematura
(fotos: Reprodução; montagem: Daniel Ramos)

Foi constatado, pelo Instituto Nacional de Investigação Científica da Coreia do Sul, que a causa do acidente foi o excesso de velocidade, aliado à perda do pneu traseiro da van.
Os airbags do veículo também não funcionaram na hora do impacto, segundo revelaram as autoridades. A Polaris, agência do grupo, declarou ainda que a van havia sido alugada, e estava sendo utilizada pela primeira vez naquela ocasião.
Dois meses depois do acidente (novembro de 2014), o motorista foi preso e indiciado por ter provocado o acidente, e acabou condenado a dois anos e dois meses de prisão - mas acabou apelando e fazendo um acordo de indenização com as famílias de EunB e RiSe, e teve sua pena reduzida pela metade.

A van que transportava o grupo: causa do acidente foi excesso
de velocidade (foto: Reprodução/sarangingayo.com.br)

Em tributo a EunB e RiSe, os fãs do Ladies' Code se mobilizaram e divulgaram a música "I'm Fine, Thank You" (do segundo mini-álbum, Code#02 Pretty Pretty) que acabou alcançando o topo das paradas - um sonho particular de EunB, que acabou realizado postumamente.
A música também ficou em sexto lugar no ranking da Billboard.
Em 15 de setembro de 2014, dias depois da tragédia, a Polaris lançou um clip para "I'm Fine, Thank You" com cenas especiais do grupo, em homenagem às integrantes falecidas. Um dia antes, a última apresentação do grupo com todas as integrantes foi ao ar pela KBS.

Ladies' Code no Open Concert da KBS: última apresentação do grupo
antes da tragédia (foto: Reprodução/soompi.com)

O ano de 2015 foi marcado por várias homenagens a EunB e RiSe - além do retorno às atividades das três remanescentes do Ladies' Code (Sojung, Zuny e Ashley).
A Polaris marcou para agosto daquele ano um concerto especial em Tokyo, no Japão (RiSe nasceu em Fukushima, e tinha o sonho de se apresentar em solo japonês), com a participação de vários de seus artistas - incluindo o Ladies' Code.
Foi a primeira apresentação das meninas após o acidente fatal - elas apresentaram uma música intitulada "I'll Smile Even If It Hurts", composta e produzida por Sojung.
Em 3 de setembro (dia em que se completou um ano da tragédia), Sojung e outros artistas da Polaris lançaram um cover de "I'm Fine, Thank You", que teve sua arrecadação doada para caridade; em 7 de setembro (aniversário da morte de RiSe), "I'll Smile Even If It Hurts" foi lançado como um single digital.

As remanescentes do Ladies' Code durante o "EunB & RiSe Memorial Concert",
em Tokyo (foto: Reprodução/Internet)

Em fevereiro deste ano, o Ladies' Code, enfim, realizou seu comeback, como um trio formado pelas remanescentes do acidente.
O grupo lançou o mini-álbum Myst3ry, que tem como faixa-título a música "Galaxy".

Imagem do mini-álbum Myst3ry
(foto: Divulgação/Polaris Entertainment)

Gente... vou ser bem franco com vocês: é difícil falar do Ladies' Code sem sentir um aperto no coração - especialmente por tudo o que aconteceu com o grupo e, principalmente, pela partida prematura de EunB e RiSe, aos 21 e 23 anos de idade, respectivamente. Duas meninas lindas, jovens e com toda uma vida e uma carreira de sucesso pela frente.
Pra falar a verdade, quando soube da tragédia, achei que o grupo ia terminar depois daquilo - afinal, não é fácil seguir com a carreira depois de perdas trágicas como essas (vide o que aconteceu com bandas de rock icônicas, como Led Zeppelin, Nirvana e Motorhead, que se desfizeram depois das mortes de seus principais membros: John Bonham, Kurt Cobain e Lemmy Kilmister, respectivamente - isso só para dar um exemplo).
Até que, no começo deste ano, fui pego de surpresa com o o lançamento do mini-álbum Myst3ry e o clip de "Galaxy" - uma música que, além de tudo, é excelente.
E prova também a força, não só da produtora, como também das meninas do grupo.
Não há muito o que falar a respeito - "Galaxy" é a música escolhida para este post.


Faixa-Bônus: "Kiss Kiss" - live at KBS 2014
(In Memorian: EunB & RiSe)


Mais uma vez vou quebrar o protocolo deste quadro, colocando dois clipes no mesmo post - a exemplo do que fiz no post do 4Minute.
Mas desta vez, o motivo é todo especial: eu não poderia finalizar esta postagem sem antes fazer uma homenagem às duas integrantes do Ladies' Code que agora estão no andar de cima, brilhando como estrelas no firmamento.
Este clip, na realidade, é a última apresentação do grupo em sua formação original, no Open Concert da KBS - horas antes da tragédia na auto-estrada. Na ocasião, as meninas fizeram uma performance de "Kiss Kiss".
Fica aí então o vídeo desta apresentação, para lembrarmos com carinho das queridas EunB e RiSe - que Deus as tenha, onde quer que elas estejam.




É só. Semana que vem tem mais K-Pop por aqui.

(Fontes: Wikipedia, SarangInGayo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário