segunda-feira, 20 de junho de 2016

Exposição 'Arquivo Ex Machina' no Itaú Cultural SP

Exposição no Itaú Cultural tem foco na identidade e em questões
recorrentes na América Latina (fotos: Daniel Ramos)

No último sábado, visitei a exposição Arquivo Ex Machina: Identidade e Conflito na América Latina, em cartaz no Itaú Cultural.
A exposição, que tem relação com o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia, busca uma reflexão sobre a identidade dos países da América Latina, através da união de imagens e do debate sobre temas relevantes e significativos do continente, como revoltas populares, dizimação dos índios, escravidão, criminalidade e repressão política, entre outros.


Entre as obras expostas, estão trabalhos de diversos artistas do Brasil e de outros países latinos. Entre os brasileiros, dois trabalhos bastante icônicos e significativos: o do renomado fotógrafo mineiro Eustáquio Neves, conhecido por seu trabalho de caráter étnico-cultural, que trouxe a série A Boa Aparência, que questiona o hábito de se julgar os negros pela aparência, a partir de textos históricos e classificados de oferta de emprego; e a série Cabanagem, de André Penteado: um impressionante registro documental feito no estado do Pará, que tem como referência principal a revolta popular ocorrida naquela região entre os anos de 1835 e 1840, na época do Brasil-Império - a série busca uma reflexão sobre passado e presente.

Obras de Eustáquio Neves, um dos artistas brasileiros
presentes na mostra

Artistas de países como Chile, México, Bolívia, Argentina, Peru, entre outros também integram a mostra.
Um dos trabalhos que chama a atenção é o do argentino Marcelo Brodsky, que se baseia principalmente em movimentos de protesto ocorridos pelo mundo no ano de 1968 (ano onde, por exemplo, foi decretado no Brasil o Ato Institucional nº 5, que suspendeu os direitos civis e aumentou a repressão do governo militar vigente à época), e consiste em intervenções à mão sobre reproduções de fotos da época.
Uma das imagens de Brodsky tem como base um registro da chamada "passeata dos cem mil" no Brasil, do fotojornalista Evandro Teixeira.

Obra de Marcelo Brodsky, da Argentina: intervenção à mão
sobre foto de Evandro Teixeira

Uma exposição forte e marcante, que incita no observador a reflexão sobre a história e a identidade da América Latina, através de registros históricos e trabalhos autorais, com linguagens e narrativas diversas.
Vale a pena conferir.

Arquivo Ex Machina - Identidade e Conflito na América Latina

Data: até 07/08
Horário: das 9:00 às 20:00hs (terça a sexta) e das 11:00 às 20:00hs (finais de semana e feriados)
Local: Itaú Cultural
Av. Paulista, 149 - Cerqueira César (próximo à estação Brigadeiro do Metrô - Linha 2 Verde)

Entrada Franca

Mais informações: www.itaucultural.org.br

Um comentário: