sexta-feira, 20 de maio de 2016

Especial em Foco: o Brasileirão está de volta... e com ele, o Cartola FC!!!

Cartola FC: o fantasy game está de volta!
(Imagem: Reprodução)

O maior campeonato de futebol do país está de volta: o Brasileirão! E com ele, uma das invenções mais divertidas que eu já vi: o Cartola FC!
Pra quem não sabe, o Cartola é um fantasy game - ou seja, um jogo no qual você monta um time fictício com jogadores da vida real; conforme o desempenho dos atletas, o time vai ganhando ou perdendo pontos.
Dentro do jogo, dá pra realizar operações de compra, venda e troca de jogadores, tal como acontece na vida real.


A diferença é que, claro, não se usa dinheiro de verdade nas negociações, e sim, a moeda virtual do jogo: as "cartoletas" (C$).
Quando você monta seu time, você recebe C$ 100,00 logo de cara - e você vai ganhando mais cartoletas à medida que seus jogadores vão se valorizando dentro do time, conforme o desempenho em cada partida.
Se o jogador vai bem, ele marca pontos em determinados critérios (defesas difíceis, roubadas de bola, gols marcados, etc) e se valoriza; se vai mal, ele perde pontos nesses critérios (gols sofridos, faltas cometidas, passes errados, etc) e consequentemente perde valor de mercado.
O mercado de negociações é aberto entre uma rodada e outra - e aí é possível comprar e vender jogadores, de acordo com a necessidade. E o fechamento do mercado se dá sempre cerca de duas horas antes do início de cada rodada.

Tela inicial do Cartola FC: é possível montar times com jogadores
da vida real (Imagem: Reprodução)

Em princípio, parece fácil. Mas a realidade é que é preciso ter um mínimo de noção do cenário do futebol brasileiro, dos times e dos jogadores para se dar bem no jogo.
Há também a possibilidade de se montar ligas e, dentro delas, chamar os amigos para competir.
Todos os detalhes - pontuações, regras, dicas, tabela dos jogos da rodada, etc - podem ser encontrados no site oficial do Cartola FC.
Creio que, mesmo com o campeonato já rolando, dê pra se inscrever e montar o seu time - eu já montei o meu, que é o FC Daniel Ramos Em Foco, e criei a minha liga, a Liga Em Foco. Pra quem quiser me seguir por lá e participar da liga, esteja à vontade!

Pois bem. A primeira rodada rolou no final de semana passado - e não fui lá muito bem: marquei apenas modestos 41,40 pontos.
O maior pontuador do time foi o lateral Victor Ferraz, do Santos, que marcou 7,90 pontos; e o pior foi o atacante Alan Kardec, do São Paulo, que fez -0,10.

Para a rodada deste fim de semana, escalei jogadores principalmente de Grêmio, Santos e Chapecoense, especialmente pelo fato destes times jogarem em casa e pegarem adversários em situação complicada - o Tricolor Gaúcho, por exemplo, recebe um Flamengo com desfalques e também sem o seu técnico, Muricy Ramalho, que foi hospitalizado nos últimos dias com uma arritmia cardíaca, e não comanda o rubro-negro neste jogo por recomendação médica; o Santos, costumeiramente forte dentro da Vila Belmiro, recebe o Coritiba, que vem de uma eliminação em casa da Copa do Brasil frente ao Juventude, de Caxias do Sul; e a Chape, também difícil de ser batida dentro da Arena Condá, recebe o América-MG, que vem de derrota em casa para o Fluminense na rodada anterior.
Completam a minha lista os meias Giovanni Augusto, do Corinthians, e Paulo Henrique Ganso, do São Paulo; e o recém-chegado técnico do Cruzeiro, Paulo Bento (que diga-se de passagem, está uma verdadeira pechincha! E se bobear pode pontuar bem, já que o Cruzeiro também joga em casa contra o Figueirense).

Paulo Bento, técnico do Cruzeiro: quase de graça no Cartola
(foto: Reprodução/goal.com)
Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio: Tricolor Gaúcho é um dos favoritos
da rodada 2 (foto: globoesporte.com)

A seguir, a minha escalação completa para a rodada 2 do Brasileirão (o preço de cada jogador segue ao lado do nome de cada um):

GOLEIRO:
Marcelo Grohe (Grêmio) - C$ 8,09

LATERAIS:
Cláudio Winck (Chapecoense) - C$ 5,07
Marcelo Oliveira (Grêmio) - C$ 10,74

ZAGUEIROS:
Gustavo Henrique (Santos) - C$ 4,55
Marcelo (Chapecoense) - C$ 5,51

MEIAS:
Giovanni Augusto (Corinthians) - C$ 3,31
Vitor Bueno (Santos) - C$ 5,88
Paulo Henrique Ganso (São Paulo) - C$ 17,00

ATACANTES:
Gabigol (Santos) - C$ 11,18
Luan (Grêmio) - C$ 10,44
Miller Bolaños (Grêmio) - C$ 11,32

TÉCNICO:
Paulo Bento (Cruzeiro) - C$ 2,25

PREÇO TOTAL DO TIME: C$ 95,34 - como vocês podem ver, estou economizando cartoletas pra mais adiante; nesta fase do campeonato, é importante economizar cada centavo ganho!

Gabriel, atacante do Santos: outra boa aposta para a rodada
(foto: Lucas Baptista/Agência Estado)

E vocês que acompanham o blog? Também são cartoleiros? Querem dar algum palpite pra rodada?
Deixem seus comentários logo abaixo... e entrem na Liga Em Foco! É só buscar o nome da liga dentro do jogo e clicar em "participar". Estou aguardando vocês!
(Vale lembrar que o mercado para a rodada 2 encontra-se aberto... e fecha às 14:00hs de amanhã. Não se esqueçam de escalar seus times!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário