quinta-feira, 7 de abril de 2016

'Copa Gringos' reúne times de comunidades estrangeiras de São Paulo

Copa Gringos reúne comunidades estrangeiras de São Paulo
(fotos: Daniel Ramos)

No último domingo (03/04) começou um torneio bastante interessante: a Copa Gringos de Futebol Society.
Trata-se de um torneio amador, que reúne várias comunidades estrangeiras residentes na capital paulista, e tem como objetivo promover a integração destas comunidades por meio da paixão pelo futebol.
O torneio conta com a participação de 24 times de diferentes nacionalidades, divididos em seis grupos - um sistema bastante parecido com o da Copa do Mundo da Fifa.


A primeira edição da Copa Gringos foi realizada em 2014 - justamente o ano em que se realizou a Copa do Mundo no Brasil.
Na ocasião, participaram do torneio 24 times - e a final foi disputada uma semana antes da abertura da Copa. Houve uma grande repercussão na época (com direito a matérias em grandes emissoras de TV) pelo fato do torneio ser realizado no mesmo ano da Copa do Mundo.
A iniciativa partiu do francês Stéphane Darmani, que vive no Brasil há oito anos, e se inspirou na Copa do Mundo de 2014 para fazer algo semelhante com os estrangeiros que vivem por aqui, a exemplo dele. Em suma, é uma "Copa do Mundo dos estrangeiros de São Paulo".

Mas, encontrar as equipes para participar do torneio não foi uma tarefa fácil. "Em 2013, contratei uma equipe e fizemos uma parceria com o Consulado Geral da França, que abriu as portas dos outros consulados, e foi o primeiro passo para achar os estrangeiros daqui. Fuçamos muito, por todos os lados da cidade, e conseguimos juntar 24 times para realizar a primeira edição", conta Stéphane. "Tivemos muita repercussão da mídia por conta da Copa do Mundo, e aí ficou mais fácil de encontrar times, pois as pessoas nos procuraram. E assim nasceu a Copa Gringos".

Equipe representante da Coreia: a Copa Gringos reúne 24 times
de diferentes nacionalidades

E no fim, a ideia acabou vingando. Tanto que, no segundo semestre, realiza-se um outro torneio, com formato diferente da Copa: enquanto na Copa, realizada no primeiro semestre, o formato é semelhante ao da Copa do Mundo da Fifa (com fase de grupos e mata-mata na sequência), no torneio do segundo semestre (chamado de Liga Gringos) há disputa de pontos corridos, com os times divididos em séries A e B - muito semelhante ao do Campeonato Brasileiro, por exemplo.
Vale ressaltar que o futebol society é diferente do futebol de campo que todos conhecem: cada time tem sete jogadores (por essa razão, o society também é chamado de futebol de 7), o campo é reduzido e com gramado sintético, e as regras também são diferentes em relação ao futebol de campo (há, por exemplo, um limite de faltas para cada time).

Segundo Stéphane, um dos principais objetivos da Copa Gringos é a integração entre as comunidades: "Muitas dessas comunidades não se conhecem, não se cruzam, e dificilmente se encontram: uma comunidade vive na zona leste da cidade, outra na zona norte, e aí cada um acaba ficando no seu canto. Pra mim, o futebol é algo pra juntar as pessoas, e é legal que você muitos perfis diferentes no torneio, desde diretores financeiros de empresas até costureiros e estudantes - há até refugiados políticos participando do campeonato", revela. "E dentro de campo, vale o de sempre: que vença o melhor".

Colombianos comemoram gol: clima de competição oficial
é um dos diferenciais do torneio

Ainda de acordo com o francês, a sensação de competição dentro do torneio é um diferencial, indo além de um simples lazer de final de semana: "Para muitas comunidades, como bolivianos e peruanos, este é o único lazer que eles têm: eles esperam chegar o fim de semana pra bater uma bolinha. E pra todos eles, é uma honra muito grande vestir a camisa do seu país, carregar o brasão de seu país no peito. Eles ficam muito felizes", conta. "Além de ser uma oportunidade de praticar o esporte, é uma oportunidade deles entrarem em uma competição pra valer, pois muitos deles não competem; no máximo disputam uma pelada entre amigos. Um dos objetivos da Copa é dar uma competição a eles, fazer eles sentirem no domingo aquele friozinho na barriga de um jogo oficial, com juiz e tudo".

E de fato, os jogos são bastante disputados. Há um sistema de arbitragem oficial e até um massagista - o que contribui para o ar de competição.
Alguns times levam até bandeiras de seus países.

Competidores da equipe do Uruguai: alguns times levam até
bandeiras de seus países

A final da Copa Gringos será realizada no dia 22 de maio. Os jogos são disputados aos domingos, a partir das 17:00hs, no complexo da Arena World Sports, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo - o complexo fica bem em frente ao centro de treinamento do São Paulo, e ao lado do estádio Nicolau Alayón, do Nacional AC, clube da série A3 do futebol paulista.

Copa Gringos de Futebol Society

Data: até 22/05
Horário: aos domingos, a partir das 17:00hs
Local: Arena World Sports
Av. Marquês de São Vicente, 2477 - Barra Funda (em frente ao CT do São Paulo e ao lado do estádio Nicolau Alayón)
Entrada Franca

Maiores informações podem ser encontradas na página do torneio no Facebook.

Um comentário: