terça-feira, 29 de março de 2016

Steve McCurry fotografa para campanha da Valentino


Steve McCurry fotografou na África para a Valentino
(fotos: Steve McCurry)

O renomado fotojornalista americano Steve McCurry, famoso por seus trabalhos para a revista National Geographic, foi escolhido para fazer as fotos da campanha primavera/verão 2016 da grife italiana Valentino.
O ensaio, intitulado Eloquence of the Eye, foi realizado no Ambroseli National Park, no Quênia.


As fotos deste ensaio mostram modelos com roupas típicas africanas, posando em um ambiente árido.
Segundo os diretores de criação da grife, Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, a inspiração destas fotos vem da beleza multicultural e do próprio continente africano: "Nossos sentimentos sobre o continente africano, a beleza conquistada através da interação de diferentes culturas, a ideia da tolerância... esta é a mensagem que queremos entregar", explica Piccioli.

Segundo os diretores de criação da grife, o objetivo das fotos
é mostrar uma África cultural

Algumas destas fotos impressionam: McCurry demonstrou ousadia, ao fazer algumas das fotos das modelos em meio a uma tempestade de areia. E o resultado ficou fantástico.

Esta foto em meio a uma tempestade de areia ficou belíssima

O fato é que McCurry está longe de ser um fotógrafo de moda. Durante praticamente toda a carreira, o americano se dedicou às reportagens da NatGeo, retratando pessoas e culturas do mundo inteiro.
Uma de suas fotos mais famosas é o retrato da garota afegã Sharbat Gula, feito em meados da década de 1980 durante a cobertura dos conflitos no Afeganistão, como consequência da Guerra Fria.
Pierpaolo Piccioli justificou a escolha de McCurry para o projeto da Valentino: "Ele é um repórter de culturas. Nós queríamos mostrar uma visão mais cultural e menos fashion da África".

Retrato de refugiada afegã da década de 1980: uma
imagem icônica de Steve McCurry

Vi algumas fotos deste ensaio, e gostei muito. Considero Steve McCurry como um mestre da fotografia, e seu trabalho certamente é referência para qualquer fotógrafo.
Quando soube deste trabalho para a Valentino, fiquei surpreso. - porque McCurry na realidade é um fotojornalista, não um fotógrafo de editoriais de moda. Mas, aqui, ele não fez feio. Pelo contrário: fez imagens sensacionais.
Se os diretores de criação da Valentino tivessem escolhido outro fotógrafo, certamente o resultado não seria o mesmo...

(Fonte: Revista Fotografe Melhor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário