sexta-feira, 4 de março de 2016

Momento K-Pop em Foco #9: SHINee

SHINee: um grupo que dita tendências na Coreia
(foto: Reprodução/Internet)

SEXTA-FEIRA!!! O dia mais esperado da semana!
No entanto, esta sexta-feira não foi uma sexta-feira qualquer: foi uma sexta-feira histórica, turbulenta e tumultuada, com o Brasil sendo lavado a jato (entendedores entenderão).
Mas... aqui no Em Foco, sexta-feira não é dia de polêmicas... é dia de K-Pop!
Semana passada, falei aqui das gatíssimas meninas do Girl's Day. E hoje, conforme prometido, teremos uma boyband no blog. Aliás, vou contar um segredinho pra vocês: março é o mês das mulheres - então, só pra fazer a alegria delas, durante todo este mês, só falarei de boybands.
Sobre hoje... o assunto é a rapaziada do Shinee!


Então, chega de papo furado! É hora de K-Pop no Em Foco!

O Shinee é um grupo formado em 2008 pela SM Entertainment - a mesma de Girls Generation, F(x), Super Junior e EXO - e debutou em maio do mesmo ano com o lançamento do single "Noona Neomu Yeppeo (Replay)".
Desde a sua formação, o grupo conta com cinco integrantes: o líder Onew (Lee Jin-Ki), Jonghyun (Kim Jong-Hyun), Key (Kim Ki-Bum), Minho (Choi Min-Ho) e Taemin (Lee Tae-Min), o mais jovem do grupo.
(Nota do autor: ALELUIA!!! Enfim um grupo da SM que não teve polêmicas nem saída de membros... bom, pelo menos por enquanto)

Imagem do single "Replay"
(foto: Reprodução/Internet)

Logo em sua estreia, o Shinee ficou no Top 10 das paradas de sucesso sul-coreanas, com o mini-álbum Replay, que só na primeira metade de 2008, vendeu quase 18 mil cópias.
Ainda em 2008, o grupo lançou seu primeiro álbum de estúdio, The Shinee World, que vendeu 30 mil cópias e ficou em terceiro lugar nas paradas. E ainda, a faixa "Love Like Oxygen" ficou em primeiro lugar no programa M! Countdown, da Mnet.
Ainda em 2008, o grupo recebeu seus primeiros prêmios - entre eles, o prêmio de Melhor Grupo Novo Masculino do MAMA (Mnet Asian Music Awards).

Imagem do álbum The Shinee World
(foto: Reprodução/Internet)

No final de 2010, o grupo iniciou sua primeira turnê internacional, Shinee World, passando por Japão, China, Taiwan e Cingapura. E no ano seguinte (2011), lançou seu primeiro álbum de estúdio em japonês, The First. Antes do lançamento deste álbum, o Shinee bateu um recorde: foi o primeiro artista estrangeiro em 44 anos na história da Oricon (a parada de sucessos do Japão) a ficar no Top 3 com três singles diferentes ("Replay", "Juliette" e "Lucifer").
Ainda em 2011, o Shinee aterrissou na Terra da Rainha: abriu o 6th London Film Festival, e ainda fez um show intitulado Shinee In London, que teve seus ingressos esgotados um minuto após serem colocados à venda (!!!). Foi a primeira vez que um artista coreano fez um show independente em Londres.

Imagem do clip de "Lucifer"
(foto: Reprodução/Internet)

Até agora, o Shinee lançou oito álbuns de estúdio - sendo quatro deles em japonês - e cinco EPs; além de uma infinidade de prêmios ao longo da carreira.
E não é só na música que o Shinee faz sucesso: o grupo também ditou tendências da moda, criando a "Tendência do Shinee" (ou Shinee Trend), com o uso de blusas coloridas, jeans skinny e tênis de cano alto. Chique, não?!

Roupas coloridas são características marcantes do Shinee
(foto: Reprodução/Internet)

O último lançamento do Shinee foi o álbum em japonês DxDxD, que saiu em janeiro deste ano. Suas faixas principais são "Your Number", "Love", "Sing Your Song" e a versão em japonês de "View" (música lançada originalmente no álbum Odd, de 2015).

Olha... vou ser franco com vocês: ainda preciso ouvir mais coisas de Shinee. Vi algumas músicas solo do Taemin - como "Danger" e a recém-lançada "Press Your Number" - e o clip da versão coreana de "View". Mas gostei MUITO do que eu vi até agora. E vou ser obrigado a correr atrás de mais coisas depois de finalizar este post.
O que eu posso adiantar é que "View" já é uma das minhas músicas de K-Pop favoritas, com um som muito gostoso de ouvir - e um refrão que gruda na mente! *risos*

Capa do álbum em japonês "I'm Your Boy"
(foto: Reprodução/Internet)

E é claro que "View" é o clip escolhido para o post de hoje! Não é só uma música muito boa - na minha opinião, uma das melhores de K-Pop que já ouvi - mas tem uma coreografia bem legal.
O Shinee é conhecido por ter coreografias bastante bem elaboradas e complexas, e neste clip dá pra ver bem isso.
Então, tá aí! "View" pra vocês.



E é isso, galera. Semana que vem, teremos um grupo aqui que é muito, mas MUITO popular - especialmente entre as fãs brasileiras. Estou falando de BTS!
Continuem ligados aqui no Em Foco - e também deixem seus comentários e compartilhem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário