segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"O Olhar Japonês no Brasil" - evento especial no Pavilhão Japonês do Ibirapuera

Fachada do Pavilhão Japonês do Ibirapuera, reinaugurado em janeiro
(fotos: Daniel Ramos)

Neste último sábado, estive no recém-reinaugurado Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera.
O local ficou fechado por cerca de um mês, para obras de restauro em sua estrutura - e reabriu em janeiro, trazendo o evento intitulado "O Olhar Japonês no Brasil", que traz diversas atividades: de exposições a apresentações de música tradicional.
Este evento, além de comemorar a reabertura do pavilhão, faz parte das comemorações dos 120 anos do tratado de amizade entre Brasil e Japão (completados em 2015) e também do aniversário da cidade de São Paulo.


O Pavilhão Japonês foi inspirado no Palácio Katsura, localizado em Kyoto, e foi entregue pela comunidade nipo-brasileira em 1954, quando das comemorações do quarto centenário da cidade de São Paulo.
Suas salas e jardins (e até um lago com carpas) inspiram tranquilidade e são um convite à contemplação e à reflexão.

O evento "O Olhar Japonês no Brasil" é resultado de uma parceria entre a montadora japonesa Nissan e o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social), e traz para o público uma boa variedade de atrações, como uma exposição de arte craft, que traz obras de 30 artistas em diversas plataformas - que vão desde a cerâmica até a confecção de bonecas tosso, bastante tradicionais no Japão.

Shisá (leão okinawano) confeccionado em cerâmica: parte da
exposição de arte
craft

Outra exposição interessante é a de bonsai - a arte de miniaturizar plantas e árvores. O Bonsai-kai trouxe 75 exemplares de diversas espécies e idades. Um desses exemplares que achei bastante curioso é o de uma macieira, que inclusive dá frutos.
Falando em plantas, há também uma exposição de ikebana - a arte japonesa de arranjos florais.

Um dos bonsais trazidos pelo Bonsai-kai

E em todos os finais de semana do evento, serão realizadas apresentações de música clássica japonesa, em uma das salas do pavilhão.
Na ocasião da minha visita, quem estava se apresentando era o Grupo Myagui-kai do Brasil, liderado pela mestra Reiko Nagase. O grupo apresentou performances com instrumentos como o koto (um instrumento de cordas tradicional) e o shakuhachi (uma espécie de flauta de madeira).

Apresentação do grupo Myagui-kai, da sensei Reiko Nagase

O evento "O Olhar Japonês no Brasil" acontece no Pavilhão Japonês até o dia 28 de fevereiro. O pavilhão está localizado em uma região próxima ao Museu Afro-Brasil, dentro do Parque do Ibirapuera.


O Olhar Japonês no Brasil - evento com exposições e apresentações de música clássica japonesa
Data: até 28/02
Local: Parque do Ibirapuera - Portão 10
Av. Pedro Álvares Cabral, S/Nº
Horário: das 10 às 12:00hs e das 13 às 17:00hs, às quartas, sábados e domingos
Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) - crianças até 4 anos e idosos acima de 65 anos não pagam

Maiores informações podem ser encontradas no site do Bunkyo: bunkyo.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário