sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Momento K-Pop em Foco #5: 4Minute

4Minute: um grupo bem consolidado na Coreia
(foto: Reprodução/Internet)


SEXTA-FEIRA!!! Um dia especial pra todos nós... principalmente aqui no Em Foco!
E sabem por quê? Porque é dia de K-Pop, claro!
Toda semana, um grupo diferente, com sua trajetória e, no final, um clip escolhido por mim.
Semana passada o tema do Momento K-Pop foi o Super Junior, uma boyband muito popular na Coreia. E, hoje, voltamos aos girlgroups em grande estilo, com um grupo que eu curto bastante, e que também tem uma carreira bastante consolidada.
Estou falando de nada mais nada menos do que as garotas do 4Minute!



Jihyun: a líder e veterana do 4Minute
(foto: Reprodução/Internet)

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

O 4Minute é um girlgroup formado em 2009 pela CUBE Entertainment, e debutou em junho do mesmo ano com o lançamento do single "Hot Issue".
O grupo conta, desde a sua formação, com cinco integrantes: a líder Jihyun (Nam Ji-Hyun - com 26 anos, é a veterana do grupo), Gayoon (Heo Ga-Yoon), Jiyoon (Jeon Ji-Yoon), a gatíssima Hyuna (Kim Hyun-Ah) e a caçula Sohyun (Kwon So-Hyun).

Formação atual do 4Minute, em imagem do single "Crazy"
(foto: Reprodução/Internet)

E o grupo foi um sucesso logo em seu single de estreia. Horas depois do lançamento de "Hot Issue", a música já estava no top-5 em várias paradas de sucesso sul-coreanas.
O sucesso foi tanto que, depois da primeira semana de promoções do single, o grupo teve vários itens de sua van (como roupas, por exemplo) roubados por fãs (mas gente!!! E eu achava que essas coisas só aconteciam no Brasil... *risos*).

Imagem do mini-álbum Volume Up
(foto: Site Oficial/CUBE Entertainment)

A partir de 2010, as meninas começaram a ganhar projeção internacional, embarcando em uma turnê pela Ásia, passando por países como Taiwan, Filipinas, Hong Kong e Japão.
Em seu primeiro show na terra do sol nascente, o grupo se apresentou para um público de 4 mil pessoas.
No ano seguinte, o clip da música "Mirror, Mirror" arrebatou o público europeu, ficando em primeiro lugar no programa Hit Int'l Videos Top 20 - desbancando inclusive o clip de "Till The World Ends", da americana Britney Spears.
As meninas também conseguiram um primeiro lugar aqui no Brasil, liderando o ranking do programa "Top Mundi" da MTV daqui.

Apresentação do 4Minute em Yangon, no ano passado
(foto: Reprodução/YouTube)

O 4Minute lançou até agora dois álbuns de estúdio - sendo um em coreano, 4Minutes Left, e um em japonês, Diamond - e sete EPs (o que inclui Act 7, que acabou de sair do forno).
As meninas também ganharam vários prêmios ao longo da carreira - o que inclui, por exemplo, cinco premiações anuais do MAMA (Mnet Asian Music Awards).

Imagem do álbum 4Minutes Left
(foto: Site Oficial/CUBE Entertainment)

Uma característica marcante do 4Minute é a personalidade e a ousadia em algumas coreografias - o que pode ser visto, por exemplo, no clip de "Crazy", lançado no ano passado.
Tanto é que, em 2011, para performar a música "Mirror Mirror" em algumas emissoras de TV coreanas, elas tiveram que alterar a coreografia - os produtores das emissoras reclamaram que alguns passos eram provocativos demais para serem exibidos no ar.

Apesar de Jihyun ser a líder do grupo, quem se destaca mais entre as meninas é Hyuna - que antes de entrar para o 4Minute, chegou a integrar, em 2007, um outro girlgroup, o Wonder Girls, do qual teve que sair no mesmo ano por problemas de saúde.
Paralelamente ao 4Minute, ela lançou quatro mini-álbuns solo, entre 2010 e 2015. Além disso, fez participações especiais, por exemplo, no mítico clip de "Gangnam Style", do rapper PSY - recordista de acessos no YouTube - e no clip da música "You Know", de Jay Park.
Não bastasse tudo isso, a garota ainda lançou uma grife de moda em 2012, chamada "HyunA x SPICYCOLOR. É mole ou quer mais?!
Mas cá entre nós... além de todo esse talento e versatilidade, a Hyuna é uma tremenda gata. Fala sério... (se bem que, na minha opinião, ela só perde pra CL, do 2NE1)

A gost... (ops!) maravilhosa Hyuna na capa do mini-álbum solo A+
(foto: Reprodução/Internet)

Voltando ao grupo... ora, vejam vocês! Para a alegria dos fãs (e também deste humilde blogueiro/fotógrafo que vos escreve), o 4Minute acabou de fazer o seu comeback!!!
No último dia 31 de janeiro, as meninas lançaram o clip da música "Hate" - além disso, foi anunciado o lançamento do sétimo EP (ou mini-álbum, como queiram): o Act 7.

Imagem do recém-lançado EP Act 7
(foto: Reprodução/Internet)

Olha... além de tudo o que foi mencionado, não há o que falar do 4Minute. Algumas músicas delas são presença cativa na minha playlist de K-Pop.
Elas têm um estilo forte, marcante - e certas músicas são absolutamente viciantes: "Crazy", por exemplo, não sai da minha cabeça.
Além disso tudo, tem também a Hyuna, que dispensa maiores comentários - sem, claro, desmerecer Jihyun e as outras, que, vai... também são bonitinhas.

Imagem do single "Crazy"
(foto: Reprodução/Internet)

E o clip escolhido para esta postagem é... adivinhem? Simplesmente... C-R-A-Z-Y!!!
É a minha música favorita delas... e o clip é SENSACIONAL!!! Diga-se de passagem... o clip de "Crazy" é tão bom, mas TÃO BOM, que até uma certa cantora brasileira famosa de funk andou chupinhando tanto o estilo do videoclipe quanto alguns pedaços da coreografia (não é necessário mencionar nomes... entendedores entenderão).
Bom, polêmicas à parte, tá aí o clip de "Crazy" pra vocês.



Faixa-bônus: Hate

Tá legal. A ideia inicial deste quadro, em princípio, não era colocar mais de um clip na mesma postagem. Mas, gente... não tem como falar do 4Minute sem mencionar o comeback das meninas - que, por uma feliz coincidência, aconteceu bem na semana deste post. Será obra do destino?!?
O fato é que: o clip de "Hate" também está FANTÁSTICO. E não poderia ficar de fora deste post.
Então, vou colocar aqui como um bônus pra vocês.



E é isso aí, pessoal. Sexta-feira que vem tem mais.
E na próxima postagem... sim, vou voltar a fazer a alegria das garotas - o tema será a rapaziada do Big Bang.Continuem ligados aqui no Em Foco. E não se esqueçam de deixar seus comentários, compartilhar, e etc, etc, etc...


Nenhum comentário:

Postar um comentário