sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Momento K-Pop em Foco #2: Girls Generation (SNSD)

O Girls Generation em sua formação original
(foto: Reprodução/Internet)

SEXTA-FEIRA!!! O dia mais esperado da semana... e também é dia de K-Pop no Em Foco!
A cada semana, vou falar sobre um grupo de K-Pop e sua trajetória... e no final, um clip de uma música do grupo, escolhido por mim.

Semana passada, no post de estreia deste quadro, falei sobre o meu grupo favorito, o 2NE1. E conforme prometido, o assunto do post de hoje é um grupo do qual eu também gosto muito, e que é extremamente popular na Coreia do Sul e também entre os fãs de K-Pop pelo mundo afora: o Girls Generation.


Sem mais delongas, vamos ao que interessa! Girls Generation no Em Foco!

O Girls Generation (ou em coreano: 소녀시대 - So Nyeo Shi Dae, daí a abreviação "SNSD") fez seu debut em 2007, com o lançamento do single "Into The New World". Mas só começou a estourar nas paradas de sucesso sul-coreanas em 2009, quando foi lançado o single "Gee" - que depois de dois dias do seu lançamento, já estava em primeiro lugar em todas (isso mesmo, TODAS) as paradas musicais da Coreia.
Atualmente, o girlgroup conta com oito integrantes: a líder Taeyeon (Kim Taeyeon), Sunny (Lee Soonkyu), Tiffany (Stephanie Hwang), Yuri (Kwon Yuri), Hyoyeon (Kim Hyoyeon), Sooyoung (Choi Sooyoung), Yoona (Im Yoon-Ah) e Seohyun (Seo Joohyun - a caçula do grupo).
A formação original do Girls Generation tinha nove integrantes - o grupo contava ainda com Jessica Jung. Mas em 2014, devido a divergências internas, ela saiu do grupo.

Formação atual do SNSD, em imagem do single "Catch Me If You Can"
(foto: Reprodução/Internet)

O Girls Generation é um dos grupos musicais mais bem-sucedidos da Coreia - a popularidade por lá é tanta que as meninas ganharam o título de "girlgroup da nação".
Só para se ter uma ideia: em 2014, elas ganharam o status de artistas mais poderosas e influentes do país, segundo a Forbes sul-coreana. E vira e mexe, as meninas são chamadas para participar de campanhas publicitárias e afins.
E não é só em terras coreanas que elas fazem sucesso: o Girls Generation também se tornou bastante popular no Japão - o primeiro álbum das meninas em japonês, Girls Generation (de 2011), é o mais vendido de um grupo coreano em território japonês da história da Oricon (a parada dos álbuns, singles e videoclipes mais vendidos do Japão).

Imagem do álbum "The Boys", de 2011
(foto: Reprodução/Internet)

Até agora, o Girls Generation lançou nove álbuns - sendo cinco em coreano, três em japonês e uma coletânea, também em japonês - fora os singles e EPs, e uma infinidade de hits como "Genie (Tell Me Your Wish), "The Boys", "I Got a Boy", "Mr. Mr", entre outros.
Há ainda um subgrupo das meninas, o TaeTiSeo (ou TTS), formado em 2012 pela sua produtora, a SM Entertainment. Este grupo é composto por Taeyeon, Tiffany e Seohyun.

TaeTiSeo, subgrupo formado por Taeyeon, Tiffany e Seohyun
(foto: Reprodução/Internet)

Ao longo da carreira, o Girls Generation ganhou muitos - mas MUITOS - prêmios. Entre os mais importantes, podemos mencionar vitórias consecutivas como Artista do Ano no Seoul Music Awards, no Melon Music Awards, Golden Disk Awards, além de várias indicações para o MAMA (Mnet Asian Music Awards). Isto só para mencionar alguns.
Vou ser bem franco com você que está lendo este humilde blog: todo o sucesso destas meninas não cabe num post só.

Imagem do single "Party" (foto: Reprodução/Internet)

O lançamento mais recente do Girls Generation é o álbum Lion Heart, lançado em agosto do ano passado. A faixa "Party" foi escolhida como "música do verão 2015" pela revista Fuse, alguns meses depois.

Capa do álbum Lion Heart, de 2015
(foto: Reprodução/Internet)

O Girls Generation é outro grupo que foi evoluindo ao longo do tempo. Sua característica mais marcante é a delicadeza - se bem que, ultimamente, elas tem misturado músicas "fofinhas" com outras com uma pegada mais forte. Mas, seja como for, a qualidade musical do grupo justifica seu sucesso.
Mesmo com a saída recente de Jessica, elas conseguiram manter o padrão.
Admito que não é um grupo que considero como favorito em termos de K-Pop - mas também não desconsidero. Pelo contrário: qualquer lançamento novo das meninas é parada obrigatória, porque sempre vem alguma coisa legal.
E claro, elas são bonitinhas... especialmente Taeyeon, Yuri e Yoona!

Taeyeon, líder do Girls Generation
(foto: Reprodução/Internet)

O clip escolhido para este post é o clip da música "You Think" (do álbum Lion Heart). Curiosamente, este clip não caiu muito no gosto do público lá na Coreia - talvez pelo fato das meninas fugirem um pouco do seu padrão, trazendo uma coreografia com movimentos mais marcantes e sensuais - diferente do conceito "fofinho" que os fãs estão acostumados.
Enfim... eu particularmente curti. Tanto o clip quanto a música, que eu acho sensacional. Na minha opinião, "You Think" é uma das melhores músicas do Girls Generation. Indiscutivelmente.




Por enquanto é só. Curtiram? Então, comentem!
Semana que vem tem mais - e o próximo grupo da lista é F(x). Fiquem ligados aqui no Em Foco!


2 comentários:

  1. Girls' Generation é meu grupo favorito,Taeyeon minha diva! Parabéns pelo post. Estou bem ansiosa pelo post do f(x), também é um grupo que eu gosto muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Tá aqui! Só conferir em:
      http://danielramosemfoco.blogspot.com.br/2016/01/k-pop-em-foco-fx.html

      =*

      Excluir